FEIRA DE ARTESANATO E CULTURA NA COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE BARROCAS.

segunda-feira, 31 de março de 2014 0 comentários


No dia vinte e nove de dois mil e quatorze, aconteceu na Praça da Matriz a Feira de Artesanato e Cultura, onde a Escola João Francisco Pereira teve a oportunidade de participar do evento, com o tema: “Cultura da nossa terra”. Sendo que o stand abordou a cultura nos diversos segmentos: agricultura, manifestações culturais, músicas e artista, cavalgada, presépio, esporte e o cordel. A programação da feira teve inicio as 09h00min até as 16h00min, onde teve a participação da população nos stands e também muita entrevistas sobre a cultura com os alunos do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, houve a integração do público para assistir as apresentações.





 A Feira abriu oficialmente as Comemorações do 14º Aniversário de Barrocas, autoridades municipais como Prefeito José Almir, Vice-Prefeito Joilton, Presidente da Câmara José Eclécio, Vereadores Waldir, Nitinho, Zé Inácio e demais, assim como os Secretários Maria Lucenir, Ana Clécia, Patrícia Carneiro, coordenadora geral Nereide, diretor de cultura Petronilio, diretor Denilto e Rubenilson Nogueira, alunos da Escolinha Pinte o Sete visitaram nosso stand.



 Além disso, nos stands foi apresentado a cantigas de roda, samba de roda, bumba-meu–boi, teve a participação de Maria Percília Pomuceno Pereira e Maria Senhorinha da Silva Bispo, quadrilhas, cordel, coral com a música do padroeiro e teve a participação dos aboiadores Miraldo e Gilmaikson fazendo entoada, onde resultou um trabalho com muita dedicação de todos. 





Com a realização desse evento podemos perceber quanto foi gratificante proporcionar esse momento de interação entre população e escola demonstrando um pouco da diversidade cultural do nosso município, pois podemos constatar isso durante o processo de preparação e conclusão desse evento. O evento foi organizado pela coordenadora, diretora, os professores, funcionários e monitor.
 PARABÉNS BARROCAS PELOS 14 ANOS DE EMANCIPAÇÃO 









SEMANA DO PROJETO: BARROCAS REVIVENDO A NOSSA HISTÓRIA

0 comentários


No período de 03 a 29 de março de 2014, a equipe pedagógica da Escola João Francisco Pereira, estará trabalhando o Projeto: Barrocas Revivendo a Nossa História, onde projeto tem como objetivo de oportunizar a toda comunidade escolar, momentos de estudo, buscar reflexão e construção do conhecimento, do histórico do Município de Barrocas. 



Sendo que durante esse período foi trabalhando atividades sobre Barrocas, como o hino, bandeira, história, entre outras atividades. Além disso, tivemos os ensaios para apresentação da culminação do projeto na sede do município, junto com os estudantes do Ensino Fundamental I e II. Sendo que para a organização desses momentos contamos com a coordenadora, diretora, os professores e funcionários.





























22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA

sábado, 22 de março de 2014 0 comentários




História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.



Fonte:http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

Adaptada por Crislaine

GREVE NACIONAL

terça-feira, 18 de março de 2014 0 comentários


Trabalhadores em educação pararam o Brasil para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores e o INPC.  
Adaptada por Crislaine

II GINCANA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

sábado, 8 de março de 2014 0 comentários

Na Escola João Francisco Pereira, aconteceu a 2ª reunião com a Diretora Eliene, os líderes e vices da II gincana de conservação do patrimônio público, onde teve um grande avanço dos alunos em relação a conservação do patrimônio público que é a nossa escola, no ano de 2013, sendo que terá continuidade no ano de 2014, pois desenvolve e conscientiza os discentes da instituição, pois tem a necessidade e importância da preservação e revitalização do patrimônio público escolar como um aspecto da cidadania.




Sendo que todas as turmas do Ensino Fundamental I e II participam. No final das aulas um fiscal da gincana irá visitar as salas de aula todos os dias. A gincana será igual para todos, porém a classificação final será dividida de acordo o empenho de cada turma. A Comissão Organizadora e Julgadora será composta pelos professores, direção, coordenação, pessoal de apoio e  membro do Grêmio Estudantil . 


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

0 comentários


A Prefeitura Municipal de Barrocas/BA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Mais Educação instituído pela portaria interministerial n.º17/2007 que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma das estratégias do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação integral, torna público o presente edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de educação integral nas escolas: Centro Educacional Desembargador Júlio Virgílio; Colégio Municipal de Barrocas; Grupo Escolar Agenor de Freitas; Escola Daniel Galdino; Escola João Francisco Pereira; Escola Horiosvaldo Santos; Escola Roque Avelino de Queiroz filho; Escola Antônio Cândido pereira; Grupo Escolar de Minação; Escola Luiza Cecília; Escola José Pedro Mota; Municipal de Santa Rosa; Escola Municipal Alto Porteira; escola de 1º Grau Roque Avelino de Queiroz, conforme as cláusulas a seguir especificadas:

Serão selecionados candidatos que demonstrem interesse em contribuir com as atividades educacionais, artísticas e esportivas nas escolas que funcionarão em período integral. Os selecionados receberão uma bolsa para ressarcimento de despesas com transporte e alimentação, que varia de 80,00 R$ (01 turma) nas escolas Urbanas e de 120,00 R$(01 turma) nas escolas Rurais.

Poderão candidatar-se as vagas para bolsista do Programa Mais Educação, preferencialmente estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades.

Pessoas da comunidade com habilidades apropriadas (Agentes Social de conhecimento popular), como por exemplo, agricultor para horta e canteiros escolar, mestre de capoeira, instrutor de futebol, etc. Estudante concluinte ou que já concluiu o ensino médio e que tenham competências, saberes e habilidades com as atividades propostas pelo Programa;.

Saiba mais através do Edital, clicando aqui!

Fonte: http://www.jornalanossavoz.com.br/2014/03/barrocas-estao-abertas-as-inscricoes.html
Adaptada por Crislaine

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

0 comentários


Dia da Mulher, ou Dia Internacional da Mulher, se comemora todos os anos no dia 8 de março
O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e foi adotado pela Nações Unidas e consequentemente por diversos países. A idéia de criar e celebrar um dia dedicado às mulheres já existia no Século XX, já havia surgido na Europa e Estados Unidos a ideia de celebrar um dia da mulher, para comemorar a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto.
O Dia da Mulher é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas, frases, e etc.


Como Surgiu o Dia da Mulher
O Dia da Mulher teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na Primeira Guerra Mundial. Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes. 

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente como movimento feminista nos anos 60. Atualmente, a data perdeu um pouco seu sentido original, e tem mais um caráter festivo e comercial.

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-mulher/

Adaptada por Crislaine

CARNAVAL E HISTÓRIA DO CARNAVAL

terça-feira, 4 de março de 2014 0 comentários



O que é 
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


                          Desfile de Escola de Samba no Rio de Janeiro
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Bonecos gigantes em Recife
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


Trio elétrico com os foliões do carnaval de Salvador


Adaptada por Crislaine

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting