Processos Pedagógicos:
Processo: Compromisso com a leitura
Finalidade: Desenvolver o hábito da leitura.
Alinhamento: metas 1 e 3
Passos:
- Apresentar a proposta;
- Solicitar que os alunos adquiram livros;
- Falar com a pessoa responsável pela biblioteca;
- Solicitar que os alunos façam a leitura em casa;
- Entregar fichas para analise de livros aos alunos;
- Escrever partes mais importantes na ficha;
- Apresentar;
- Entregar às fichas preenchidas a professora;
- Avaliar as fichas dos alunos;
- Colocar no Portfólio dos alunos.
Processo: Auto avaliando o processo educativo
Finalidade: Refletir sobre o desempenho na unidade.
Alinhamento: Visão, missão e meta 19
Passos:
· Elaborar um questionário de auto avaliação;
· Comentar com os alunos sobre o desempenho durante a unidade;
· Solicitar que respondam o questionário;
· Analisar as respostas dos alunos;
· Anotar as sugestões;
· Melhorar as pratica de sala de aula;
· Anexar os questionários nos portfólios dos alunos.
Processo: Trabalhando com fábulas
Finalidade: Desenvolver a leitura e a oralidade.
Alinhamento: metas 1, 2 e 3
Passos:
· Apresentar o processo;
· Selecionar fábulas;
· Confeccionar livrinhos;
· Entregar os livros para os alunos;
· Marcar fábulas para ser lidas em casa;
· Sortear alunos para fazer a leitura na sala;
· Interpretar o texto lido em cada aula;
· Trabalhar gramática a partir do texto lido;
· Solicitar que os alunos façam a reescrita observando a estrutura do texto;
· Fazer o re-conto do texto;
· Avaliar o processo com positivo/delta.
Processo: Jogo criativo
Finalidade: Divertir com o lúdico criando estratégias para resolução de problemas envolvendo as quatro operações.
Alinhamento: meta 4
Passos:
· Conhecer os materiais;
· Preparar;
· Apresentar regras e fazer combinados;
· Formar grupos de quatro alunos;
· Debater sobre as quatro operações;
· Elaborar entre os grupos fatos matemáticos para realização de debate com perguntas e respostas;
· Cronometrar o tempo em uma ampulheta utilizada pelo professor;
· Entregar materiais para realização do jogo da trilha;
· Avaliar o processo com positivo/delta.
Processo: Placar da classe
Finalidade: Incentivar o estudo do para casa.
Alinhamento: meta 4
Passos:
· Explicar o Processo para os alunos;
· Apresentar o gráfico e as instruções de preenchimento;
· Apresentar regras e fazer combinados;
· Realizar atividades e fazer correções para preenchimento dos gráficos;
· Debater sobre as quatro operações;
· Fazer simulado com questões da OBMEP e registra resultados no gráfico;
· Resolver lista de exercícios em grupos;
· Apresentar a correção dos resultados através do gráfico;
· Representar os resultados obtidos no ábaco;
· Somar os resultados obtidos;
· Comparar os gráficos e anexar no portfólio.
Processo: Geometria Plana e Espacial
Finalidade: Desenvolver a capacidade de compreender a geometria plana e espacial, fornecendo subsídios para que possa aumentar a motivação do estudante.
Alinhamento: meta 2, 4
Passos:
· Comunicar;
· Fazer a divisão de grupos;
· Apresentar as estratégias para a construção das peças;
· Desenvolver cálculos matemáticos de todas as peças que será construída;
· Confeccionar as pecas geométricas;
· Fazer acabamento e decoração nas aulas de Artes;
· Monitorar;
· Apresentar os trabalhos e avaliar.
Processo: Para Casa
Finalidade: Promover um ambiente propício à aprendizagem.
Alinhamento: meta 19
Passos:
· Explicar a proposta do processo para os alunos;
· Preparar aulas e confeccionar cartaz;
· Criar instrumento de avaliação;
· Apresentar os cartazes e instrumento de avaliação para os alunos;
· Aplicar;
· Monitorar os resultados;
· Avaliar;
· Expor os resultados no portfólio.
Processo: Educação Física o caminho para interação e inclusão
Finalidade: Promover a interação e inclusão através de práticas de atividades físicas.
Alinhamento: meta 2, 5, 6
Passos:
· Selecionar atividades de acordos com a série e idade;
· Reunir os alunos por turmas;
· Trabalhar danças, ginásticas, jogos e brincadeiras;
· Trabalhar com a teoria e a prática das modalidades esportivas;
· Estimular a coletividade nas atividades;
· Divisão de grupos;
· Propor pesquisa de temas esportivos;
· Apresentar seminários;
· Avaliar;
Processo: Parada da Leitura
Finalidade: Desenvolver o hábito de leitura.
Alinhamento: Meta 1 e 2
Passos:
- Comunicar sobre a parada da leitura;
- Informar os dias e horários;
- Fazer comunicado;
- Colar pela escola;
- Disponibilizar livros;
- Realizar;
- Avaliar;
- Fazer os melhoramentos.
Processo: Música na escola: um valor a ser descoberto
Finalidade: Trabalhar a interdisciplinaridade através da música.
Alinhamento: meta 2, 5, 6
Passos:
· Apresentar a proposta para os alunos;
· Discutir sobre gostos musicais;
· Dividir os grupos;
· Solicitar que tragam CDs com diferentes gêneros musicais;
· Fazer a escolha de uma música (todos os grupos)
· Montar uma apresentação referente à música;
· Fazer ensaios;
· Apresentar;
· Construir relatos;
· Avaliar;
Processo: Descritores em Ação.
Alinhamento: Missão, Meta 1,2, 3 e7;
Finalidade: Conhecer os descritores da Língua Portuguesa.
Passos:
· Apresentar a proposta para os alunos.
· Trabalhar com os descritores da Prova Brasil;
· Fazer a leitura e interpretação dos textos;
· Entregar atividades com questões relacionadas ao descritor;
· Correção das atividades com questionamento;
· Aplicar simulado;
· Avaliar as aulas.
Processo: Literatura de cordel
Finalidade: Relembrar a história e a origem de Barrocas e suas transformações.
Alinhamento: Meta 1,2,3 e 7.
Passos:
- Apresentar a proposta;
- Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre cordel;
- Apresentar um livro de cordéis;
- Dividir em grupos;
- Distribuir a história para os grupos;
- Escutar o Hino de Barrocas;
- Fazer a leitura coletiva da história de Barrocas;
- Reflexão sobre a leitura;
- Fazer a interpretação escrita;
- Socializar a interpretação;
- Produzir cordel baseado no tema;
- Sortear o cordel mais original;
- Apresentar o cordel para outras escolas;
- Avaliar.
Processo: Roda da Leitura
Finalidade: Incentivar a leitura através de gêneros literários.
Alinhamento: meta 1,2
Passos:
- Apresentar a proposta;
- Criar o cantinho da leitura;
- Fazer a roda de leitura uma vez por semana;
- Organizar a roda;
- Executar;
- Avaliar.
Processo: Aprendendo a preservar o ambiente
Alinhamento: Missão, Meta 1, 2, 4
Finalidade: Refletir sobre as questões ambientais.
Passos:
· Apresentar a proposta;
· Mostrar um documentário sobre o lixo;
· Reflexão sobre o documentário;
· Apresentar os temas para ser trabalhados;
· Dividir a turma em grupos de acordo com os temas;
· Estudar sobre os temas;
· Preparar um seminário;
· Apresentar;
· Avaliar.
Processos Operacionais
Processo: Além dos Muros da Escola
Finalidade: Buscar parceiros externos visando o fortalecimento da aprendizagem dos alunos.
Alinhamento: Missão – meta 11, 12, 13 e 19.
Passos:
· Criar ficha para inscrição de parceiros;
· Visitar possíveis parceiros;
· Dialogar sobre a importância das parcerias na escola;
· Socializar as necessidades da escola;
· Firmar parcerias;
· Fazer a inscrição;
· Divulgar as parcerias firmadas;
· Solicitar ajuda dos parceiros.
Processo: Ouvir para melhorar
Finalidade: Construir Canais de escuta para colher sugestões de melhoramento as partes interessadas
Alinhamento: Visão, Missão e Meta 19
Passos:
· Reunir as partes interessados;
· Informar a importância dos canais de escuta;
· Confeccionar os canais de escutas;
· Criar instrumentos para monitoramento;
· Expor os canais nos setores;
· Abrir e colher sugestões;
· Consensar sugestões;
· Validar;
· Elaborar plano de ação.
Processo – Portfólio: companheiro da aprendizagem.
Finalidade – Orientar a equipe de professores para a construção de portfólio.
Alinhamento – missão/metas: 1, 2, 3, 4 e 14.
Passos:
- Preparar o material;
- Convocar a equipe de professores;
- Elaborar pauta;
- Acolher;
- Apresentar a pauta;
- Realizar o estudo sobre Portfólio;
- Avaliar.
- Expor resultados.
Processo – Resultado das metas de Aprendizagem e metas do ano.
Finalidade – Verificar se as metas estão sendo alcançadas.
Alinhamento – Metas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7.
Passos:
· Orientar o planejamento;
· Acompanhar o desempenho dos alunos por unidade;
· Aplicar na 1ª unidade o diagnostico da FADE;
· Gerar tabelas e gráficos;
· Construir plano de ação para melhoramento das disciplinas com abaixo da média;
· Colocar no portfólio;
· Aplicar o plano de ação;
· Monitorar;
· Avaliar;
· Expor o resultado.
Processo: Como estou me comportando na escola ?
Finalidade: Melhorar a indisciplina na escola.
Alinhamento: Meta 19
Passos:
· Rever os combinados com os alunos;
· Criar novas regras;
· Elaborar a ficha de monitoramento das regras;
· Criar pasta do X de todas as séries;
· Aplicar por unidade;
· Monitorar;
· Avaliar e expor os resultados todo início de unidade;
· Permear os que cumpriram as regras da escola todo inicio de unidade.
Processo: Recreio Dirigido
Finalidade: Diminuir o número de alunos que correm no pátio da escola na hora do recreio.
Alinhamento: Meta 5, 6, 16 e 19.
Passos:
- Comunicar sobre o recreio dirigido;
- Fazer um balaio junino para adquirir recursos;
- Fazer os bilhetes;
- Vender os bilhetes;
- Comprar os brinquedos;
- Arrumar caixas;
- Colocar os brinquedos;
- Fazer o cronograma;
- Realizar o recreio dirigido.
Processo: Otimizando recurso da escola
Finalidade: Diminuir o número de copos e pratos da merenda, jogado no pátio da escola.
Alinhamento: Meta 13
Passos:
- Fazer fichas para o lanche;
- Comunicar as merendeiras;
- Informar aos alunos sobre as fichas do lanche;
- Falar com os professores sobre as fichas;
- Entregar as fichas dos alunos aos professores 5min antes do recreio;
- Distribuir aos alunos;
- Entregar às fichas depois do lanche junto com o copo da merenda;
- Pegar as fichas na cantina;
- Monitorar.
Processo: De olho nos resultados
Finalidade: Monitorar números de alunos aprovados, reprovados, desistentes e transferidos.
Alinhamento: Visão, missão e meta 19
Passos:
- Pegar o livro de ata de resultados finais;
- Consensar os resultados;
- Construir tabela;
- Gerar gráfico;
- Avaliar;
- Expor os resultados.
Processo: Jogue o lixo no lixo
Finalidade: Confeccionar caixas para jogar o lixo das salas.
Alinhamento: visão e missão
Passos:
· Informar os alunos;
· Conseguir as caixas;
· Dividir a turma em grupos;
· Entregar os materiais para a confecção das caixas;
· Arrumar as caixas;
· Colocar nas salas que não tem balde de lixo.
Processo: Torneio Escolar
Finalidade: Integrar a comunidade escolar de maneira lúdica e divertida.
Alinhamento: Meta 5 e 6
Passos:
- Comunicar as turmas;
- Organizar os times;
- Criar nomes de guerra;
- Criar regras ou plano de ação;
- Marcar os dias e horários que irá acontecer;
- Reservar a quadra para o dia do torneio;
- Fazer cartazes;
- Colar pela escola e comunidade;
- Realizar o torneio;
- Avaliar;
- Fazer os melhoramentos para o próximo.
Processo: Na Pista de Talentos
Finalidade: Realizar um show para descobrir os tipos de talentos da escola.
Alinhamento: Meta 5, 6, 7 e 19
Passos:
- Comunicar as turmas;
- Cadastrar os grupos (talentos);
- Marcar o dia das apresentações (show);
- Organizar os ensaios;
- Reservar e preparar o local;
- Realizar o Show de Talentos;
- Premiar os grupos;
- Valorizar os novos talentos.