PALESTRA NO NÚCLEO DE TREINAMENTO DA CIPE NORDESTE

sexta-feira, 19 de outubro de 2018 0 comentários


 A Escola João Francisco Pereira participou da palestra “Educação: o melhor caminho para transformação” no Núcleo de Treinamento da CIPE Nordeste no dia 18 de Outubro de 2018. Na chegada ao Núcleo, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional. Logo após, foi proferida palestra, sobre CIVISMO; em seguida, apresentação das plantas típicas do sertão nordestino e suas importâncias, bem como, o trabalho da PMBA, e os equipamentos de CDC, utilizados pelas Especializadas.





Participaram 50 alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais. A escola agradece a CIPE Nordeste pelo convite.



CAMINHADA ECOLÓGICA E CULMINÂNCIA DO PROJETO "BARROCAS: REVIVENDO A NOSSA HISTORIA".

quarta-feira, 28 de março de 2018 0 comentários


Hoje (28), alunos e professores da escola, fizeram a caminhada contra os maus tratos aos animais. A caminhada teve por finalidade chamar a atenção da comunidade sobre o cuidado responsável com os animais, a importância da castração e, principalmente, advertir sobre todas as formas de maus tratos e suas sanções. Na caminhada, os alunos levaram também cartazes sobre a alimentação saudável.
Logo depois da caminhada, foi feita a culminância do projeto “Barrocas: revivendo á nossa historia” no pátio da escola, a professora de historia Edimaria construiu com as turmas do 6º ao 9º ano maquetes de alguns pontos importantes do município.















VISITA AO LIXÃO DE BARROCAS

terça-feira, 27 de março de 2018 0 comentários



No dia 20 de março de 2018, a professora Josete realizou uma aula de campo com os alunos do 9º ano, da Escola João Francisco Pereira, a finalidade foi para saber e observar o destino do lixo recolhido no município de Barrocas.

Logo após, a visita os alunos escreveram relatos de tudo que foi observado, a professora Josete escolheu três texto para serem publicados.

Segue abaixo os relatos:
Relato 01

De acordo com a nossa visita ao lixão de Barrocas podemos ver a realidade de muitas pessoas que estão sofrendo com a falta de emprego no Brasil.

Podemos ver também que as condições de higiene dessas pessoas são muito ruins, o ambiente que elas trabalham é repleto de impurezas sem contar no mau cheiro, eles também não usam roupas e equipamentos adequados para fazer as reciclagens dos objetos.

Segundo um catador chamado Miguel relatou para gente que por mês é possível ganhar até R$ 120,00, um dos pontos que é importante destacar é que o derramamento de impurezas no lixão é de forma clandestina para ser mais especifico os caminhões limpas fosses.

No meu ponto de vista não é porque uma pessoa trabalha em um lixão ele é menos valorizado do que quem trabalho com sua carteira assinada.

Reinan de Jesus dos Santos – 9º Ano
Relato 02
Segundo Miguel, um dos catadores de lixo, diz que o motivo dele está trabalhando no lixão, nome dado ao lugar onde é depositado todo o lixo da cidade é por falta de trabalho, ele afirma que há dois anos trabalhando no lixão e ganha apenas 15 centavos por quilo de lixo reciclado e consegue ganhar até 1.200,00 reais por mês.

Na minha opinião, não é nada fácil trabalhar nem um lugar cheio de lixo, com mau cheiro que era praticamente insuportável para quem foi lá pela primeira vez.

A visita ao lixão também nos levou a refletir sobre a vida que nós temos e ainda reclamamos muito. Aquelas pessoas que todo dia tem que ta naquele lugar cheio de lixo correndo risco de pegar vários tipos de doenças sem os equipamentos necessários para realização do trabalho.

Sem contar que algumas pessoas que sobrevive só com o dinheiro desse trabalho e outras que vão ao lixão a procura de restos de alimentos para comer apesar que isso não acontecem na nossa comunidade, ainda acontece em vários lugares.

Micaelle Santos Avelino – 9º Ano 
Relato 03
No lixão eu vir uma situação bem ruim por causa do cheiro insuportável, por que tinha muito lixo organizado, tinha vários tipos de ossos, penas de galinhas e muitas frutas podres e o trabalho lá não é ruim só por causa do cheiro, mais também das doenças que se pode pegar que pode levar até a morte tipo tétano, hepatite (A), dermatite (A), tracoma, febre e etc, também torna um ambiente propicio ao desenvolvimento de transmissores de doenças e isso disposição de resíduos prejudica a vegetação, a fauna e a flora.

Com esse trabalho os catadores de lixo ganha em media de 1.200,00 á 1.500,00 por mês dependendo do tanto de lixo que ele recolhe. Cada material é pago por peso, tipo plástico 20 centavos por quilo, papel 30 centavos por quilo, ferro 60 centavos por quilo e o alumínio 3,20 por quilo.

Isailton dos Santos Pereira – 9º Ano








PLANEJAMENTO COM OS MEDIADORES E FACILITADORES DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

terça-feira, 20 de março de 2018 0 comentários

Hoje (20), a escola realizou o planejamento com os mediadores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação, os mesmos planejaram junto com a coordenadora pedagógica Marta  Pereira as oficinas para serem realizadas neste mês de março. A coordenadora explicou sobre o funcionamento do programa na escola, e a forma de como preencher as fichas e fez a entrega de alguns suportes pedagógicos.

REUNIÃO DE ABERTURA DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COM O CONSELHO DO CAIXA ESCOLAR E O COLEGIADO ESCOLAR

0 comentários


No dia (13), a Escola realizou a Reunião de Abertura do Programa Novo Mais Educação com o Conselho do Caixa Escolar e o Colegiado Escolar. Os objetivos da reunião foi apresentar as pastas de prestação de contas do exercício de 2017, informar sobre os recursos em conta e compra de material no exercício de 2018 e a Abertura do Programa Novo Mais Educação.

A pauta da reunião foi com a abertura com uma mensagem, logo após a socialização das pastas de prestação de contas do exercício de 2017, comunicamos sobre os recursos em conta no exercício de 2018, apresentação das oficinas do Novo Mais Educação, total de turmas e turnos de funcionamentos, horários por turmas (dias da semana, oficinas, carga horária, planejamento para a aula inaugural para acolhimento dos estudantes.

PALESTRA COM O MAJOR WELITON

quinta-feira, 8 de março de 2018 0 comentários

Ontem dia 07 de Março, a CIPE Nordeste (Polícia da Caatinga), realizou no turno matunino a Ação Cívico Social na Escola. O tema abordado foi - CIVISMO, que segundo os militares, consiste no respeito aos valores, as instituições, bem como o trabalho desempenhado pela PMBA.

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting