INICIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

domingo, 31 de março de 2013 0 comentários


No dia vinte de março de dois mil e treze, deu-se inicio as atividades do Programa Mais Educação, foi um momento de acolhimento e interação entre monitores e alunos, sendo que as atividades realizadas nesse primeiro contato foram dinâmicas de socialização e reflexão. Além disso, a direção passou os informes para os alunos sobre o funcionamento e as regras durante o processo de atividades integrais. 




 

REUNIÃO DE ABERTURA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

quarta-feira, 20 de março de 2013 0 comentários


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
No intuito de aumentar oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil. Nesses estudos destacou-se o indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Com essas estratégias busca-se promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Portanto a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. Citamos uma frase do Governo Federal como lema no Programa Mais Educação, é a seguinte: “Para a educação funcionar, todos devem participar”.
A Educação Integral está presente nalegislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001) e no Fundo Nacional de Manutenção eDesenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007).
No dia dezoito de março de dois mil e treze  foi realizado na escola João Francisco Pereira uma reunião de abertura do Programa Mais Educação tendo a seguinte pauta, abertura com mensagem, informar aos Pais o objetivo da reunião; Informações sobre o inicio das atividades (e quais atividades horário, dias de funcionamento e critérios de escolhas); Transporte, Almoço; Quantidade de alunos por localidade; Informes sobre as dificuldades para o começo pedindo a colaboração de todos (em relação a trazer copos vir buscar o filho na escola); Apresentação dos monitores; por macrocampos; Espaço aberto para tirar duvidas; Avaliação do Encontro e agradecimento. Contamos com a participação dos monitores, Assucena Gordiano da Silva, Carlucia Souza Santos, Maria Lima Santos, Luana Santos de Jesus, Pauliana Pereira Bispo, sobre a coordenação da Diretora Isabela Santos de Oliveira e a Coordenadora Eliene Santos de Oliveira desta unidade, também estando presente os membros do Colegiado Escolar a Sr. (a)Maria Pereira Lima( mãe de aluno) Sr.(a), Maria Brandina Pereira  Bispo(Funcionária da Escola).Sendo assim foi dando inicio ao Programa Mais Educação .




REABERTURA DO PROGRAMA FAZER ACONTECER

0 comentários


No dia 15 de março de dois mil e treze fez-se a reabertura do projeto Fazer Acontecer, onde os alunos da escola fazem atividades físicas e têm aulas de cidadania, os educadores responsáveis pelo Projeto são Welliton e Luciana. Esse projeto tem o intuito de fazer reflexão sobre temas referentes a cidadania, a importância da inclusão social na prática de esporte.



CAMPEONATO 2013

0 comentários


Este campeonato é muito desejado e esperado pelos alunos da Escola João Francisco Pereira, e deverá ser realizado durante o ano letivo de 2013, sendo que é realizado desde de 2012 e os alunos gostaram e interagiram. A comunidade escolar deverá compreender, através desse projeto, que para viver em sociedade é preciso construir e respeitar regras, que perder e ganhar são apenas consequências, pois o importante mesmo é participar, é dá o grito de guerra, é vivenciar a alegria da afetividade, do cooperativismo em prol de um único objetivo.  Enfim, fazer do seu movimento um encontro com o outro.
Pensando nisso, consideramos relevante a execução do projeto Campeonato Esportivo e Interativo, visando proporcionar uma relação afetiva entre os sujeitos da aprendizagem fazendo um estreitamento das diversas turmas e turnos da escola. É importante considerar que a competitividade pode ser um instrumento de reflexão para a inclusão social, desde quando se aprenda a conviver no mesmo espaço de forma harmoniosa e respeitando as diferenças individuais. Portanto, conhecer o regulamento do campeonato e respeitar as regras construídas dentro desse ambiente de formação, que é a escola, é um bom caminho para se promover a autonomia e a disciplina. Tendo como objetivo promover a cultura corporal de movimento e a integração dos sujeitos através da prática esportiva.
No dia 13 de março de 2013, foi realizado na Escola João Francisco Pereira a abertura do campeonato interativo onde apresentamos em slide como seria o funcionamento do mesmo, mostrando aos alunos as novas regras e como seria seu processo no decorrer neste ano.



CAMINHADA EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

quarta-feira, 13 de março de 2013 0 comentários


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Em 2010 teve um novo marco histórico, foi eleita no Brasil a primeira presidente da República mulher Dilma Rousseff.

No dia 08 de março de 2013, foi realizado na Escola João Francisco uma caminhada pela comunidade para homenagear as mulheres, sendo que os alunos produziram cartazes com a temática para valorizar o papel da mulher na sociedade.






 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting