REUNIÃO DE ABERTURA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

quarta-feira, 20 de março de 2013


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
No intuito de aumentar oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil. Nesses estudos destacou-se o indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Com essas estratégias busca-se promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Portanto a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. Citamos uma frase do Governo Federal como lema no Programa Mais Educação, é a seguinte: “Para a educação funcionar, todos devem participar”.
A Educação Integral está presente nalegislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001) e no Fundo Nacional de Manutenção eDesenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007).
No dia dezoito de março de dois mil e treze  foi realizado na escola João Francisco Pereira uma reunião de abertura do Programa Mais Educação tendo a seguinte pauta, abertura com mensagem, informar aos Pais o objetivo da reunião; Informações sobre o inicio das atividades (e quais atividades horário, dias de funcionamento e critérios de escolhas); Transporte, Almoço; Quantidade de alunos por localidade; Informes sobre as dificuldades para o começo pedindo a colaboração de todos (em relação a trazer copos vir buscar o filho na escola); Apresentação dos monitores; por macrocampos; Espaço aberto para tirar duvidas; Avaliação do Encontro e agradecimento. Contamos com a participação dos monitores, Assucena Gordiano da Silva, Carlucia Souza Santos, Maria Lima Santos, Luana Santos de Jesus, Pauliana Pereira Bispo, sobre a coordenação da Diretora Isabela Santos de Oliveira e a Coordenadora Eliene Santos de Oliveira desta unidade, também estando presente os membros do Colegiado Escolar a Sr. (a)Maria Pereira Lima( mãe de aluno) Sr.(a), Maria Brandina Pereira  Bispo(Funcionária da Escola).Sendo assim foi dando inicio ao Programa Mais Educação .




0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting