PROVINHA BRASIL

sábado, 29 de novembro de 2014 0 comentários


No dia 25 e 26 de novembro de 2014, foi realizado a Provinha Brasil, na turma do 2º ano vespertino, onde é provinha de Língua Portuguesa e de Matemática.
A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.
A Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC com a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, utiliza a Provinha Brasil como meio de aferir os resultados.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.
Ressalte-se que a data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino. A novidade deste ano de 2013 é que, por conta das ações do PNAIC, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada. O referido sistema está em fase de finalização e em breve estará acessível às escolas e redes.






GEOMETRIA VÁRIOS SÍMBOLOS AFRICANOS - TURMA DO MAIS EDUCAÇÃO

0 comentários


No dia 26 de novembro, na Escola João Francisco Pereira  foi realizado uma aula de  geometria vários símbolos africanos, onde alunos  do Projeto Mais Educação,  junto com  a monitora Eliana, realizou pinturas em tela e um cartaz apresentando um pouco da cultura africana. 







SEGUNDA APRESENTAÇÃO DO PROJETO MAIS CULTURA

domingo, 23 de novembro de 2014 0 comentários


No dia 21 de novembro a Escola João Francisco Pereira, foi convidada a participar da culminância do Projeto Consciência Negra no Colégio Agenor de Freitas, onde os alunos do Programa Mais Cultura foram participar desse intercâmbio, com apresentação do bumba meu boi, cantigas de roda e samba de roda.











2ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA FOI UM SUCESSO.

0 comentários

No dia 21 de novembro de 2014, aconteceu a II Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, na Escola João Francisco Pereira, Povoado de Barreira. É um evento que estuda a história de um povo está relacionando às profundas relações que guardamos dos nossos antepassados. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas europeus e outros promovendo a importância de trabalhar com os educandos a história e a agricultura, onde busca a incentivar a pesquisas. 






Sendo assim, a abertura da feira foi à apresentação do Programa Mais Cultura, onde proporcionou um evento que resgata as raízes da comunidade local. Além disso, foi dividido em 7 stands com temas: Brincadeiras da comunidade e suas histórias: Pré Escola, 1º ano e 2º Ano; CAT: Historia ao longo dos anos e caatinga: 3º Ano, 4 º ano A e B e 5º ANO; Manifestações Culturais: 6º ano onde apresentou cantiga de roda, bumba meu boi, samba de roda, presépio, reisado e capoeira; História de Barrocas: 7º Ano que apresentou uma linha do tempo, jornal Geração Barrocas com os principais pontos da evolução do município de Barrocas com a chegada do trem, origem de Barrocas, política, primeiras casas e moradores; História da Comunidade: 7ª série mostrou primeiras casas, nascimento e pontos histórica de Barreira e também falou pouco de cada povoado de Genipapo, Brasileiro, Periquito; Personalidades da Nossa Terra 8ª Série, apresentou os personagens da comunidade com artesanato local; Agricultura da nossa terra : Mais Educação onde falou sobre a importância das frutas. 





Além disso, o público pôde degustar de vários tipos de frutas e comidas da agricultura. Desse modo, é preciso valorizar a nossa história e resgatá-la de maneira a nos conscientizar de que é preciso conservar nossas histórias e o meio onde vivemos, dessa forma é necessário resgatar a história desse povo e através da feira de agricultura familiar e consciência negra: resgatando a nossa história iremos mostrar um pouco da mesma.




Tivemos a presença do vice - prefeito Jailson (Tita de Roque), a Coordenadora Geral Nereide, Coordenadora do Mais Educação Marta Bispo,a Escola Municipal Jorge Luiz, a Escola do Alto da Porteira, Escola Municipal de Santa Rosa e a Creche Mãe Divina.




 

A Escola João Francisco Pereira agradece a todos que participou dessa Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, sendo um dos maiores evento da nossa escola, onde é muito gratificante esse desafio para todos da equipe gestoras da EJFP de funcionários, professores, alunos, coordenação e direção, sendo um projeto que tem como objetivo trazer um pouco da nossa cultura.









2ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

sexta-feira, 14 de novembro de 2014 0 comentários

A Escola João Francisco Pereira, convida todos para participar da 2ª Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, que acontecerá no dia 21 de novembro de 2014, das 08h00min ás 12h00min, com o tema:“Resgatando nossa História”.
 Os Stands, dividido por série:
PRÉ – ESCOLA, 1º ANO E 2º ANO: BRINCADEIRAS DA COMUNIDADE E SUAS HISTÓRIAS. (MATUTINO)
3º ANO, 4º ANO A E B E 5º ANO – CAT: HISTÓRIA AO LONGO DOS ANOS. (MATUTINO)
6º ANO – MANIFESTAÇÃO CULTURAIS (MATUTINO)
7º ANO – HISTÓRIA DE BARROCAS (MATUTINO)
7ª SÉRIE – HISTORIA DA COMUNIDADE (MATUTINO)
8ª SÉRIE – ARTISTAS DA NOSSA TERRA (MATUTINO)



VENHA PARTICIPAR DA NOSSA 2ª  FEIRA!

BINGO ESCOLAR BENEFICENTE

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 0 comentários


No dia 09 de novembro de 2014, na escola João Francisco Pereira está promovendo um bingo escolar beneficente foi realizado na escola. Sendo assim, a organização do bingo escolar beneficente é da direção, coordenação, funcionários e professores, onde esse bingo tem o intuito de arrecadar recursos para compra de materiais para a 2ª feira escolar que será no dia vinte e um de novembro, pois a escola quer convidar visitantes para esse evento já que ira trazer conhecimentos para todos.
O bingo teve seguintes prêmios um ferro, liquidificador e sanduicheira, onde teve 3 ganhadores da comunidade Barreira.

A direção da escola desde já agradece o apoio e a colaboração de todos.





 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting