APRESENTAÇÃO DO PROJETO CISTERNAS NA ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA

sábado, 12 de dezembro de 2015


No dia 01 de dezembro de 2015, na Escola João Francisco Pereira aconteceu uma reunião com os pais ou responsáveis dos alunos e a comunidade sobre o Projeto Cisternas nas Escolas no município.

Sendo assim, a palestra foi feita por Daiane representante do MOC, onde a mesma abordou os cuidados com a cisterna que será implantada na escola. E um pouco sobre projeto que tem parceria com a prefeitura na construção da cisterna, sobre a data em que os materiais chegarão na escola, e por fim a mesma agradeceu as famílias por terem participado da reunião.

Cisterna na escola leva cidadania e qualidade de vida às crianças do Semiárido



Buscando assegurar alguns dos direitos da criança e do adolescente, como o direito à alimentação saudável e o acesso à água de qualidade também nas escolas, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), através do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e com o apoio da Cooperação Espanhola, vai construir 45 cisternas de consumo humano em municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.
A princípio, ainda não foram definidos os municípios que irão receber as cisternas, mas estão no aguardo oito municípios que integram a Comissão Microrregional de Recursos Hídricos que é acompanhada pelo MOC. São eles: Santa Bárbara, Cansanção, Serrinha, Quijingue, Antônio Cardoso, Araci, Riachão do Jacuípe e Anguera. Esses municípios foram previamente escolhidos devido a uma pesquisa creditada ao Ministério da Educação e que pontuou critérios como condições de miserabilidade, ausência de políticas públicas na zona rural e falta de abastecimento de água nas escolas.
É freqüente na zona rural a ausência de água de qualidade para a manutenção das atividades escolares e também para o consumo das crianças. Muitas escolas não possuem cisternas e falta água para beber, cozinhar e limpar. Geralmente a água utilizada vem de carros pipas, barrreiros, tanques e outros reservatórios hídricos que não são completamente confiáveis e preocupam, pois, são portas de acesso para diversas doenças e problemas de saúde.
Água de qualidade em casa e agora na escola - O principal objetivo das cisternas construídas pela ASA, junto com o MOC e a Cooperação Espanhola, será portanto, garantir o direito à água de qualidade às crianças e adolescentes nas escolas do campo. Em muitas comunidades a maioria das famílias já possui a cisterna em casa. A proposta, no entanto, é expandir esse contexto e fazer com que não só em casa, como também na escola, seja utilizada uma água limpa.
Para seu Otávio Barreto de Araújo, que faz parte da APAEB e da Comissão de Recursos Hídricos do município de Araci, a construção das cisternas nas escolas será mais uma conquista e o consumo da água de qualidade pelas crianças e adolescentes irá ajudar a prevenir doenças, melhorar a alimentação escolar e até o desempenho do aluno. Ele que tem filhos estudando, consegue ver de perto a dificuldade que é não ter água na escola. “Muitas vezes os meninos levam a garrafa de água de casa e até já chegou a não ter aula por conta da falta d’água”, afirma.
Através do Projeto Cisternas nas Escolas, essa realidade vai melhorar. Crianças e adolescentes do semiárido baiano terão acesso à água de qualidade e poderão ir à escola para estudar, aprender e brincar. Vão ver também que é possível viver, enfrentando as dificuldades e convivendo melhor com a realidade da região semiárida.






0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting