CULMINÂNCIA DO PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

domingo, 13 de novembro de 2016 0 comentários


No dia 12 de novembro de 2016, na Escola João Francisco Pereira, aconteceu à culminância do Projeto Consciência Negra com os alunos da Pré escola ao 9ºano,  com dramatização, coreografia e musica sobre a cultura afro africana. Sendo trabalhado a sequência de didática sobre a consciência negra com contação de historia, e foi desenvolvido vários trabalhos, sendo que alguns destes trabalhos foram apresentados.


A intenção de se estudar a história de africanos e de afrodescendentes está relacionada à profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus e outros.
Entendemos que a história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo à escola ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-lo como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.


Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente. 
Diante disso, a Escola João Francisco Pereira, é composta por alunos descendentes de negros e índios, há quem diga que a comunidade tinha descendentes de quilombolas, e faziam barreiras para se defender dos capitães do Mato, e daí surgiu o nome Barreira, sendo assim é de fundamental importância trabalhar a luta e conquista do povo afrodescendentes, mostrando para os alunos o quanto essa temática é importante para a sociedade tanto para a valorização quanto para respeito.

Apresentações:

Pré - Escola I: Negra Maluca;
Pré – Escola II: Samba-lele;
1º Ano: Meu ébano;
2º Ano: Kuduro;
3º Ano: Comando e Negro Lindo;
4º Ano: Maculelê;
5º Ano: Perola Negra;
6º Ano: Perola Negra;
7º ano:  Negro Lindo;
8º Ano: A cor dessa cidade;
9º Ano: Waka Waka.


  





















12 DE NOVEMBRO DIA DO DIRETOR ESCOLAR

0 comentários


No dia 12 de novembro é comemorado o dia do Diretor (a) escolar é aquele que devido a sua função, enfrenta pressão, resolve problemas e encontra soluções para suas decisões buscando a coerência, o bom senso e o equilíbrio para agir segundo o embasamento legal e os conceitos éticos que regem a ação educativa. Os professores, alunos e funcionários da Escola João Francisco Pereira homenageou a Diretora Eliene Santos. Sendo assim, todos da equipe escolar  preparo uma pequena homenagem para diretora com rádio escolar com mensagem, musica com os  alunos do 6º ao 9º ano. 

Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e funcionários) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em nossa escola.

  


Feliz dia do DIRETOR (A), um forte abraço da equipe da Escola João Francisco Pereira.



 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting