CULMINÂNCIA DO PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

domingo, 13 de novembro de 2016


No dia 12 de novembro de 2016, na Escola João Francisco Pereira, aconteceu à culminância do Projeto Consciência Negra com os alunos da Pré escola ao 9ºano,  com dramatização, coreografia e musica sobre a cultura afro africana. Sendo trabalhado a sequência de didática sobre a consciência negra com contação de historia, e foi desenvolvido vários trabalhos, sendo que alguns destes trabalhos foram apresentados.


A intenção de se estudar a história de africanos e de afrodescendentes está relacionada à profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus e outros.
Entendemos que a história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo à escola ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-lo como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.


Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente. 
Diante disso, a Escola João Francisco Pereira, é composta por alunos descendentes de negros e índios, há quem diga que a comunidade tinha descendentes de quilombolas, e faziam barreiras para se defender dos capitães do Mato, e daí surgiu o nome Barreira, sendo assim é de fundamental importância trabalhar a luta e conquista do povo afrodescendentes, mostrando para os alunos o quanto essa temática é importante para a sociedade tanto para a valorização quanto para respeito.

Apresentações:

Pré - Escola I: Negra Maluca;
Pré – Escola II: Samba-lele;
1º Ano: Meu ébano;
2º Ano: Kuduro;
3º Ano: Comando e Negro Lindo;
4º Ano: Maculelê;
5º Ano: Perola Negra;
6º Ano: Perola Negra;
7º ano:  Negro Lindo;
8º Ano: A cor dessa cidade;
9º Ano: Waka Waka.


  





















0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting