PROFISSIONAL DA SAÚDE BUSCANDO CASO DE TRACOMA

sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Escola João Francisco Pereira, teve a vista do profissional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para combater o tracoma, onde o mesmo foi identificar e prevenir casos de tracoma. Uma doença ocular que atinge principalmente crianças e que, se não for tratada, pode levar a cegueira A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças.


 É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. A estreita relação entre as condições ambientais, os problemas sanitários e o perfil epidemiológico das doenças e agravos integra definitivamente as ações de saneamento da Funasa ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando à prevenção de doenças.
A doença Tracoma de acordo com a coordenação, o tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. É transmitida pelo contato direto com secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e, também, através de objetos que entraram em contato com as secreções de pessoas contaminadas.
 Os casos mais graves podem evoluir para sequelas provocando lesões corneanas importantes, podendo até produzir cegueira. Segundo o ministério da saúde, a faixa etária de maior risco encontra-se entre crianças de 7 a 10 anos.
Tratamento
O tratamento é feito com dose única de antibiótico. Caso não tratada, a doença pode levar à inversão dos cílios, que 'raspam' a córnea, deixando-a opaca e provocando cegueira. O tracoma pode ser confundido com conjuntivite e alergias e sua transmissão se dá por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra com o manuseio de objetos como lápis, caneta, borracha, maquiagem, toalhas, lenços, roupas de cama, geralmente em ambientes coletivos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia e não coçar os olhos.






0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting