CULMINÂNCIA DO PROJETO FOLCLORE

domingo, 24 de agosto de 2014


No dia 22 de agosto de 2014, aconteceu a culminância do Projeto Folclore com o tema: Resgatando as Raízes, pensando na valorização do folclore brasileiro que é muito rico em lendas, advinhas, manifestações culturais, comidas, mitos entre outras coisas. A nossa escola buscou através dessa culminância resgatar um pouco das nossas raízes folclóricas.


Sendo assim, o cronograma das apresentações foi samba de roda (6º e 7º ano), Dramatização da história do bumba-meu-boi (7ª série), Abertura do Programa Mais Cultura (comunidade), Música folclóric (8ª série), Mural com fotos das lendas folclóricas (Pré – Escola), Cantiga Terezinha de Jesus(Mais educação turma A), Coreografia música Saci-Pererê (1º ano), Livro de advinhas (2º ano), Cantiga Sereia (Mais educação turma B), Livro de advinhas (3º Ano), Dramatização da lenda do lobisomem (4º ano A),  Cantiga Escravos de Jô (Mais Educação turma C), Capoeira (4º ano B),  Cantiga ciranda cirandinha (Mais Educação turma D), Painel sobre o temático folclore (5º ano).


Além disso, teve a participação dos alunos da Escola do 1º Grau Luiza Cecília do Povoado de Minação, onde apresentaram o presépio que é a cultura de sua comunidade.


Alem disso, teve a abertura do Projeto Mais cultura que será de grande relevância para a valorização da cultura, já que os alunos que serão envolvidos conhecem e valorização da cultura de sua comunidade, sabe-se que resgatar uma cultura desativada é reviver a história de seus descendentes, por essa razão é preciso envolver a comunidade local, pois fizeram parte dessa história e conhecem como ninguém a importância de resgatar suas raízes e mostrar que a cultura afro-brasileira é rica em diversidades artísticas.


Portanto é muito importante resgatar a cultura local, por essa razão no dia 22 de agosto de 2014 damos início a esse projeto Mais Cultura com cantiga de roda e bumba-meu-boi, com o apoio da comunidade local, esperamos que essa cultura seja cada dia mais valorizadas e nos sentimos felizes por contribuirmos nesse momento tão fundamental.














0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting