PROJETO: PARADA DA LEITURA

sábado, 16 de agosto de 2014

        

No dia 14 de agosto, na Escola João Francisco aconteceu 1ª Parada da Leitura, para os alunos do Ensino Fundamental I e II, onde tem objetivos:
·     Despertar o prazer da leitura;
·     Promover o desenvolvimento do vocabulário através do ato de ler;
·    Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·    Estimular o desejo de novas leituras;
·  Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens, despertando o interesse pela leitura e produções textuais nas diversas tipologias;
·   Incentivar a leitura no âmbito escolar;
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, pois as novas tecnologias como computadores, videogames, TV, internet, de certa forma afasta os nossos alunos da leitura, pois eles estão perdendo o interesse pelos os livros e isso tem influenciado nas atividades escolares.



Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de aprendizagem. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Sendo assim, no conselho de classe da I unidade discutimos as dificuldades encontradas nos alunos em todas as turmas, essa dificuldade foi leitura, interpretação de texto e produção textual, por essa razão resolvemos criar um plano de ação que é um projeto: parada da leitura que visa desenvolver atividades voltadas para o ato de ler já que é essencial para nossa vida, pois a leitura abre porta para o nosso futuro, além de ser uma viagem de imaginação.
Diante disso, esse projeto será desenvolvido durante todo ano letivo, sendo que toda semana a escola toda irá ler um livro na biblioteca e desenvolver atividades voltadas para os livros lido naquele dia, além disso, os alunos toda final de unidade irão fazer produções de textos, no final do projeto a comissão organizadora ira avaliar as produções textuais e vota nas melhores produções.

























0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting