SEQUÊNCIA A DIDÁTICA – GRANDEZA E MEDIDA

domingo, 15 de março de 2015

       Na Escola João Francisco Pereira, os alunos do 3º ano B, do turno matutino junto com a Professora Leocácia realizou uma sequência didática. Sendo assim, no primeiro dia iniciou com a contação da história do livro Poema problema de Renata Bueno, com os alunos resolvendo os problemas citado no livro com a professora Leocácia, logo depois todos os alunos cantavam a música: O elefante incomoda muita gente, utilizando os dedos para fazer a contagem, em seguida fez a exploração do calendário do mês de março, com os seguintes questionamentos.
Quantos dias tem uma semana? Quais os dias são os dias da semana? Qual mês o calendário mostra? Quantos dias tiveram este mês? Quantos domingos? Quantos sábados? Quantos feriados? Quantos semana completas? Todos esses questionamentos foram respondidos oralmente e depois escritos no caderno de matemática.

No segundo dia dividir a turma em quatro grupos, cada equipe recebeu um tipo de medida não padronizada como palito de churrasco, canudo, caneta e lápis, onde cada equipe fizeram a medição da porta, janela, tapete, quadro e o comprimento da sala, em seguida as equipe mediu com uma régua  todos, objetos, onde foi explicado como utilizar  e medir com a régua. Toda vez que obtiveram o valor da medida anotaram a quantidade em uma tabela.
No terceiro dia realizei uma dinâmica de grupo onde era falado um número e a turma formava os grupos, depois medir cada aluno com um cordão correspondente à altura e confeccionamos o gráfico da altura dos alunos.
Foi formando uma roda onde foi discutido, quais os alunos menores e maiores da turma e que possuía a mesma altura.



0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting