SÍMBOLOS DA FESTA JUNINA

quarta-feira, 4 de junho de 2014

 Na Escola João Francisco Pereira, o  professor Claudio junto com a ajuda de Dara realizou uma aula com pesquisa com os alunos do 3º Ano, vespertino sobre principais símbolos da Festa Junina , onde foi dividida em 05 grupos com 06 componentes para a construção de cartaz falando símbolo junino.
Fogueira: a luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas.
Balões: embora ainda sejam considerados símbolos das festas juninas, os balões estão sendo deixados de lado em função do risco de incêndio que oferecem. Em muitas festas juninas são usados apenas como elementos decorativos. 
Pau de sebo: é uma brincadeira bem tradicional. Prêmios são colocados no topo de um tronco escorregadio (com sebo animal). A dificuldade em subir proporciona muitas risadas e diversão para aqueles que assistem.
Bandeirinhas: toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas. Enfileiradas e amarradas em barbantes, são espalhadas pela área (partes altas) onde ocorre a festa. Deixam a festa colorida e animada.   
Personagens da quadrilha: a dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das Festas Juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros.
Fonte: www.suapesquisa.com/musicacultura/simbolos_festa_junina.htm





0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting