A Escola

A Escola João Francisco Pereira, foi fundada em 1990, pela Prefeitura Municipal de Serrinha, cidade que Barrocas era distrito na época, e reformada em 2000, pela Prefeitura Municipal de Barrocas, pelo Senhor Prefeito José Edilson Lima Ferreira. Pois Barrocas já tinha saído da condição de distrito para cidade.
No início, a escola atendia de 1ª à 4ª série do ensino fundamental, turmas multisseriadas, sendo que a mesma só tinha duas salas de aulas. Com a Portaria n.º 621, no Diário Oficial de 25/02/1994, a Escola João Francisco Pereira começa atender da alfabetização a 4ª série do Ensino Fundamental I, começando a diminuir aos poucos com as turmas multisseriadas. Passando a atender também alunos da Jornada Ampliada - PETI.
No ano de 2000, a escola passou a ser administrada pela professora Marta Pereira Bispo Pinto, que era professora da mesma, como era uma escola pequena não tinha diretor nem coordenador pedagógico, era coordenada por coordenadores da Secretaria Municipal de Educação. 
Atualmente, a escola passou a oferecer também do 5ª/6º série/ano a 8ª/9º série/ano do Fundamental II, no turno matutino. A mesma hoje atende da Pré-escola a 8ª série do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Tendo como diretora a Professora Marta Pereira Bispo Pinto e vice-diretora a Professora Eliene Santos de Oliveira que também leciona nas turmas de 6ª e 8ª série.
Em 2011 a escola recebeu um grande número de alunos, o que aumentou o índice de distorção idade/série, os mesmos possuindo uma faixa etária de 04 a 25 anos de idade.  A escola atende alunos com necessidades educacionais especiais, apesar de não possuir mobiliário e estrutura física adequada, a mesma vem buscando não só integrar esses alunos mais sim incluir para que se torne uma escola verdadeiramente inclusiva.
No ano de 2010, deu início a construção de uma nova instituição escolar, custeado pelo Programa FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Barrocas, na administração do Senhor Prefeito José Almir Araújo de Queiroz.  
Por conta da construção de uma nova escola mais ampla e acessível, aumentou o número de alunos em 2011, com previsão de ser entregue a comunidade no inicio do ano letivo, no entanto não foi entregue a tempo, tendo que ficar no prédio antigo, os espaços físicos tornou-se insuficientes, dificultando o trabalho da equipe e interferindo na aprendizagem do aluno. Por disso, em 22 de agosto de 2011, aconteceu à reunião inaugural na escola modelo do Governo Federal, prosseguindo assim à sua trajetória educacional e atendendo aos anseios e necessidades das partes interessadas. O nome da instituição será mantido o mesmo da escola antiga.
Portanto, praticar a arte de educar, sempre foi e será o grande desafio da equipe EJFP, com o passar dos tempos nossos pensamentos foram se modificando e estaremos sempre abertos para as novas mudanças.
Aspectos Físicos

A escola fica localizada no povoado de Barreiras cidade de Barrocas/BA, zona rural, próxima a praça, quadra de esporte, posto de saúde, uma creche e sede da Associação Comunitária. A mesma possui uma área total de 4800 m², murada com estrutura física de 01 departamento administrativo com: diretoria, almoxarifado, secretaria, 02 sanitários para professores, masculino e feminino, sala para professores. 01 setor de serviços com: 02 sanitários masculino e feminino para alunos, cantina, deposito para merenda, banheiro, vestiário. Pátio coberto com 03 passarelas que dão acesso ao setor administrativo, setor de serviço e para 06 salas de aulas, 01 sala de leitura e 01 sala de informática. A escola possui uma estrutura física adequada para atender os alunos com necessidades especiais. 

Visão
Ser reconhecida em nosso município pelo o nível de qualidade do ensino e aprendizagem dos educando, respeitando e valorizando a diversidade para que se torne uma escola mais inclusiva.
Missão
Oferecer aos educando um ensino e aprendizagem de qualidade, garantido o acesso e a permanência dos mesmos, promovendo  a participação da comunidade local e possibilitando o agir  construtivamente na transformação do seu meio.
Finalidade
Garantir uma aprendizagem mais significativa para os educando.

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting