Projetos

ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA

CNPJ 03.180.993/0001 – 19

PROJETO PILHOTO – De olho na Prova Brasil
Ano: 2011
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Turno: Vespertino
Duração do projeto: Durante a 2ª unidade.
 
Finalidade: Trabalhar com descritores da Prova Brasil para que os alunos adquiram competência e habilidades necessárias a sua série.  
Alinhamento: Metas -1 e 4
Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática

Justificativa:
O presente Projeto de Olho na Prova Brasil é uma iniciativa do time de metas para trabalhar os indicadores da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, onde será aplicado pela professora da turma da 4ª/ 5º ano do ensino fundamental da Escola João Francisco Pereira, no período da segunda unidade no ano de 2011.  
Diante do número significativo de crianças que apresentaram dificuldades, em leitura, escrita e interpretação percebe-se a necessidade de trabalhar atividades referentes aos descritores da Prova Brasil, nas áreas de Língua portuguesa e Matemática. Na Língua Portuguesa será enfatizada questões referentes à leitura, compreensão de textos, relação entre textos, coerência e coesão, variação linguísticas e efeitos e sentido nos textos. Na área de Matemática trabalhar com questões relacionadas à espaço e formas, grandezas e medidas, números e operações.
Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria da leitura, escrita compreensão e interpretação de textos e na resolução de problemas de modo significativo para os alunos, favorecendo na sua aprendizagem.
Objetivos:
·         Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos;
·         Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos;
·         Desenvolver a oralidade;
·         Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
·          Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·          Identificar o tema e distinguir um fato da opinião.
Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
  • Trabalhar com descritores da Prova Brasil;
  •  Preparação de apostilas com textos e questões relacionadas aos descritores:
  • Metas a serem alcançadas;
  • Oficinas de leitura;
  • Conversa com os alunos sobre a Prova Brasil;
  •  A necessidade de se prepararem para essa avaliação;
  • Conversa com os pais de alunos sobre a Prova Brasil;
  • Simulados (Língua Portuguesa e Matemática);
  • História infantil e textos de diversos gêneros;
  • Conversa dirigida a respeito da história e dos textos: interpretações, opiniões;
  • Pedir que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
  • Exercícios de fixação;
  • Interpretação e compreensão de textos.
Pessoal envolvido:
Professora da turma, Alunos do 5º ano, Time de metas, Diretora, Vice-diretor e Coordenador.
Considerações Finais:
O projeto de Olho na Prova Brasil, busca de maneira simples e interativa, despertar o interesse, participação e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.  Acredita-se que o projeto seja bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, também tem outra função que é nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos resultados e os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria Fundamental de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/INEP. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar.
REVISTA NOVA ESCOLA. PROVA BRASIL. Edição Especial nº 26, Editora Abril. São Paulo, ago. 2009.

POEMA: Uma forma de despertar o ato da leitura e da escrita
Finalidade: Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto.
Alinhamento: meta -1
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Turma de aplicação: 5ª série/6º ano
Duração: três meses
JUSTIFICATIVA:
 Percebe-se que alguns alunos da 5ª série (6º ano), apresentaram algumas dificuldades com relação à leitura, interpretação e escrita no decorrer da l unidade. Com o intuito de estar melhorando esse problema, pretende-se realizar um trabalho que sensibilize os alunos a tomarem gosto pela leitura, favorecendo assim à melhoria no seu processo de aprendizagem.
Assim, o trabalho com poemas possibilita ao educando o contato com diferentes tipos de textos do gênero e seus diferentes autores, despertando no estudante o gosto pela leitura e melhorando consequentemente a interpretação, a oralidade e a escrita, já que a leitura e a declamação de textos poéticos permitem aflorar emoções e sentimentos e fazem com que o leitor sinta-se inserido no contexto, bem como, proporcionar momentos de descontração e prazer onde os estudantes poderão refletir sobre a própria vivência, interpretar a realidade e construir novos conhecimentos.
OBJETIVO GERAL:
- Melhorar o desenvolvimento do processo da leitura, escrita e interpretação de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Possibilitar que os alunos conheçam e trabalhem com diversos textos poéticos;
  • Ampliar o conhecimento sobre gênero textual – Poema;
  • Ler, analisar e interpretar textos literários – poema;
  • Identificar as palavras desconhecidas e tentar descobrir seu significado pelo contexto;
  • Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc.;
  • Planejar uma produção textual com temática livre com a turma de, dentro do gênero em questão.
METODOLOGIA:
 O projeto se desenvolverá por meio de poemas selecionados pelo professor e colocados na caixinha de leitura, em cada aula os alunos escolhem um texto para ser trabalhado, o mesmo será lido em voz alta pelo professor ou pelos alunos - conforme a organização do processo do dia - e a partir do poema escolhido o professor poderá trabalhar: leitura, interpretação, gramática, ortografia, produção de textos, dentre outros.
Para realização do projeto o professor deverá utilizar os seguintes passos:
  • Apresentação da proposta do projeto;
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre poemas;
  • Discutir com os alunos sobre os conceitos de: POEMA, POETA, RIMAS, VERSOS e ESTROFES;
  • Leitura de um poema feito pelo professor;
  • Conversar sobre o tom de voz, postura e entonação para a leitura;
  • Escolher poema para recitar na aula seguinte;
  • Entregar cópia do poema para cada aluno;
  • Disponibilizar livros de poesias para os alunos fazerem leitura.
CULMINÂNCIA:
Apresentação dos poemas pelos próprios alunos no pátio da escola.
AVALIAÇÃO:
 A avaliação acontecerá a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, da oralidade e do desempenho nas aulas. 

RECURSOS:
  • Caixinha de leitura;
  •  Poemas colados em papel colorido; 
  • Xérox dos poemas;
  • Som;
  • CD;
  • Papel ofício;
  • Varal didático.

ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA

CNPJ 03.180.993/0001 – 19
ANO: 2011
TEMA TRANSVERSAL: Meio ambienta

PROJETO SOCIAL: Coleta de lixo

1. Justificativa:

A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos.
Nesse contexto, surge a questão dos resíduos sólidos (lixo) como uma das mais sérias ameaças ao planeta. A maior parte desses resíduos é lançada a céu aberto ou são queimado, o que causa grave degradação ambiental. Essa degradação ambiental ainda é agravada pela falta de planejamento ambiental.
Para implantar o projeto “Coletade lixo”, que se apresenta como uma oportunidade para a comunidadelocal receber uma coleta de lixo pelo menos uma vez por semana, terá de ser formada uma comissão para solicitar do Gesto Público que envie um carro para coletar o lixo da escola e da comunidade.
O lixo da comunidade é jogado a céu aberto no meio das roças, alem de está degradando o ambiente ainda existe o risco dos animais mastigarem um saco plástico.  E a escola que trabalha questões ambientais com os alunos está queimando lixo, por não ter aonde colocar o lixo.
Tal questão, embora conflitante, precisa ser tratada com a seriedade que o caso merece, pois todos nós somos responsáveis pela preservação do meio ambiente.
2. Comissão:
A comissão será formada pela diretora da escola e os professores de Geografia e Ciências, duas pessoas do Colegiado escolar. Depois de formada a mesma irá até o Gestor Público para solicitar que o mesmo envie um carro para fazer a coleta do lixo da escola e da comunidade pelo menos uma vez por semana.
3. Objetivos:
·      Compreender a realidade buscando soluções para questões sociais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social;
·      Refletir sobre o lixo, um problema social, para promover mudanças de atitudes nos cuidados com o meio ambiente.
·      Modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas no trabalho, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade.
4. Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
·         Reuniões com a comunidade para informar sobre o projeto;
·         Palestra com técnico agrícolapara orientar sobre o que fazer com o lixo orgânico;
·         Solicitação de latões de Empresas/ entidade;
·         Pintura e identificação dos latões por alunos (aula de E. Artística);
·         Organização para a distribuição dos latões na comunidade;
·         Solicitação de transportes para distribuição dos latões;
·         Instalação dos latões em locais de fácil acesso para coleta.

Vamos fazer coleta seletiva?
O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.Inicialmente a coleta se dar só de duas fases: a separação do lixo orgânico do lixo não orgânico.
Qual o destino do lixo?
 Lixo orgânico:
Úmido - cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, etc. Será destinado para alimentação de animal.
Seco -cascasde frutas e legumes, podas de árvores(lixo compostável). Será transformado em adubo.
Lixo não composto:
Papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, latas em geral, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados, etc. Será recolhido para os latões para ser colhido pelo caminhão do lixo, para ser jogado no lixão
5. Culminância/avaliação:
Dar-se-á com um encontro, na associação comunitária ou na escola compessoas da escola e da comunidade, para avaliar os pontos positivos e os pontos de melhoramento, para que possamos melhorar dentro do possível.

6. Conclusão:
Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível. Mas ainda hoje, grande parte do lixo reutilizável é desperdiçada por um descuido. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos que pode ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar polui menos o ambiente e conscientiza a população de sua responsabilidade social.
Vamos colocar o luxo no lixo. Pois é, estamos propondo o engajamento de todos,escola e a comunidade num projeto que vai nos mostrar tudo o que se pode fazer,ganhar e aprender com o nosso lixo do dia a dia.
PLANO DE AÇÃO
O QUE
QUEM
QUANDO
·        Saber da Prefeitura a possibilidade de fazer a coleta de lixo da comunidade.
Comissão
Agosto
·         Solicitação de latões de Empresas/ entidade;
Marta
17|08|2011
·         Reuniões com a comunidade para informar sobre o projeto;
Marta
04/09/2011
·         Palestra com técnico agrícola para orientar sobre o que fazer com o lixo orgânico;
Marta
04/09/2011
·         Organização para a distribuição dos latões na comunidade;
Comunidade
04/09/2011
·         Pintura e identificação dos latões por alunos (aula de E. Artística);
Alunos
Assim que chegar
·         Enviar a copia do Projeto com um requerimento solicitando a coleta de lixo para 2012;
Marta
Novembro
·         Solicitação de transportes para distribuição dos latões;
Marta
Janeiro
·         Instalação dos latões em locais de fácil acesso para coleta.
Equipe EJFP
Fevereiro
ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA

CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO:2012


Luciana Araújo da Silva Lima


CAMPEONATO ESPORTIVO E INTERATIVO                      
  
Projeto Esportivo,  apresentado à Comunidade da Escola João Francisco Pereira como atividade interdisciplinar, proposto pela disciplina Educação Física.

JUSTIFICATIVA

O ser humano é dotado de capacidades que são desenvolvidas ao longo da sua vida, através de um processo evolutivo natural da espécie humana, que desenvolve estruturas morfológicas e comportamentais para se adequar ao seu meio ambiente e que são essenciais à sua sobrevivência.
Durante toda a sua vida os seres humanos movimentam-se andando, correndo, saltando e equilibrando-se, pois é através desses movimentos que eles se relacionam consigo, com o outro e com o meio. No entanto, para se desenvolver capacidades motoras faz-se necessário que as crianças realizem atividades diversificadas, direcionadas e organizadas de acordo com o seu desenvolvimento físico, levando em consideração a faixa etária das mesmas, como enfatiza Gallardo (2009): “... para o desenvolvimento das capacidades motoras, o fundamental é a repetição, a intensidade, a duração do esforço e o respeito ao nível de desenvolvimento”.
Nesse sentido, a escola deve promover a cultura corporal de movimento através de atividades competitivas e cooperativas visando à integração dos sujeitos nos diversos espaços pelos quais transitam e relacionam-se.
 Levando em consideração que o esporte além de contribuir de forma significativa para a formação física e psíquica dos praticantes também é um excelente meio para reduzir a probabilidade de aparecimento de doenças. Percebe-se que os adolescentes são facilmente influenciados pelo consumismo, pelos vícios, dentre outros, causando problemas psicológicos e hábitos prejudiciais ao convívio social dentro e fora da escola. 
Pensando nisso, consideramos relevante a execução do projeto Campeonato Esportivo e Interativo, visando proporcionar uma relação afetiva entre os sujeitos da aprendizagem fazendo um estreitamento das diversas turmas e turnos da escola. É importante considerar que a competitividade pode ser um instrumento de reflexão para a inclusão social, desde quando se aprenda a conviver no mesmo espaço de forma harmoniosa e respeitando as diferenças individuais. Portanto, conhecer o regulamento do campeonato e respeitar as regras construídas dentro desse ambiente de formação, que é a escola, é um bom caminho para se promover a autonomia e a disciplina.
Este projeto é interdisciplinar e, portanto, deve envolver todas as áreas do conhecimento e seus respectivos professores. Entendemos que existe a possibilidade de dispor dos conteúdos esportivos que compõem um campeonato para envolvê-los na dinâmica pedagógica, que dá significado para o aluno. Sendo assim, a cultura corporal de movimento, que é a própria história de vida de cada sujeito contribuirá na busca de uma aprendizagem mais significativa, mais próxima da realidade.
            Este campeonato é muito desejado e esperado pelos alunos da Escola João Francisco Pereira, e deverá ser realizado durante o ano letivo de 2012. A comunidade escolar deverá compreender, através desse projeto, que para viver em sociedade é preciso construir e respeitar regras, que perder e ganhar são apenas conseqüências, pois o importante mesmo é participar, é dá o grito de guerra, é vivenciar a alegria da afetividade, do cooperativismo em prol de um único objetivo. È enfim, fazer do seu movimento um encontro com o outro.
            Sendo assim, executar este projeto não é apenas dinamizar as aulas de educação física, mas efetivar as relações que se estabelecem neste espaço formal de ensino-aprendizagem, construindo identidades e, portanto, construindo história.
OBJETIVO GERAL
- Promover a cultura corporal de movimento e a integração dos sujeitos através da prática esportiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras dentro dos jogos desportivos;
- Promover o conhecimento de jogos como integrantes do repertório cultural de movimentos;
- Conhecer o regulamento do campeonato e da modalidade escolhida;
- Respeitar as regras do regulamento;
- Promover a integração e socialização de todos os envolvidos no projeto;
- Perceber que o campeonato, embora competitivo, tem um caráter de cooperação e de respeito entre as equipes, valorizando o desempenho de cada componente.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Embora o campeonato seja realizado para envolver toda a escola, algumas regras serão exigidas como pré-requisito para a inscrição dos participantes, como:
- Ter freqüência regular, e ter no máximo 20 faltas em cada etapa do campeonato. As faltas justificadas através de atestado serão abonadas;
- Não deve ter falta grave (violência e desrespeito aos colegas, professores e funcionários da escola);
- Deverá ser participativo e comprometido com o material escolar e com a entrega dos trabalhos propostos;
- Deverá estar na média em pelo menos 60% das disciplinas.
- Este campeonato será monitorado pela Pasta do X, portanto, os alunos que tiverem três X antes das inscrições não poderá se inscrever.
- Será formada uma comissão pelos professores da escola para organizar o devido campeonato, tendo como coordenadores os professores de Educação Física da Unidade Escolar. Os demais professores apoiarão o projeto durante a execução do mesmo, colaborando nas mesas apuradoras, sendo juízes, acompanhando equipes, dentre outros.
- As equipes deverão ser formadas pelos alunos observando as modalidades e as categorias a seguir:
MODALIDADES
Futsal – máximo de 10 alunos, sendo 5 titulares e 5 reservas.
Handebol – máximo de 14 alunos, sendo 7 titulares e 7 reservas
Voleibol – máximo de 12 alunos, sendo 6 titulares e 6 reservas.
Baleado – máximo de 20 alunos, 10 titulares e 10 reservas.
Cada aluno poderá participar de duas modalidades esportivas.
CATEGORIAS
Por ser a escola uma unidade que funciona em dois turnos, dividiremos o campeonato em quatro categorias, sendo equipes masculinas e femininas:
Categoria A – alunos nascidos nos anos 2001, 2002 e 2003 (9, 10 e 11 anos)
Categoria B – alunos nascidos nos anos 2000, 1999 e 1998 (12, 13 e 14 anos)
Categoria C – alunos nascidos nos anos 1997, 1996, 1995 e 94 (15, 16 , 17 e 18 anos)
Categoria D – alunos acima de 19 anos.
Os alunos que estudam nos turnos matutino e vespertino poderão participar de qualquer equipe nesses turnos.
DA INSCRIÇÃO
No que se refere à inscrição, as equipes terão que fazer suas inscrições até uma semana antes do início do campeonato, devendo apresentar Carteira de Identidade e autorização dos pais ou responsável legal, caso sejam menores de idade. Caso o aluno inscrito na primeira etapa desista ou não possa participar da próxima etapa, poderá ser substituído por outro que não esteja inscrito em nenhuma equipe e que disponha dos pré-requisitos estabelecidos por este instrumento. Nesse caso, a comissão organizadora julgará o caso.
Cada equipe escolherá um capitão, que representará a equipe junto à comissão organizadora dos jogos. Este se responsabilizará pela entrega das inscrições e autorizações, bem como pelas instruções e discussão do regulamento do campeonato com os demais atletas da equipe.
DO UNIFORME
 O uniforme deverá ser providenciado pela equipe. Não poderão jogar os alunos que estiverem descalços ou com sandálias. Se a equipe estiver com dificuldades de obter o uniforme ou os calçados, poderá procurar a comissão organizadora para tentar resolver o problema.
DA ARBITRAGEM
É importante salientar que os juízes poderão ser pessoas da comunidade local, que conheçam a modalidade na qual vai atuar e que já tenha prestado este tipo de serviço, portanto sem a obrigação de ter uma formação específica na área.
DA PREMIAÇÃO
Acreditamos que todos são merecedores de premiação. Porém, se a escola não tiver recursos suficientes, serão premiados apenas os alunos que alcançarem 1º, 2º e 3º lugares.
RECURSOS
Bolas, redes, apitos, cartões, mesas, cadeiras, água, súmula, uniformes, kit de primeiros socorros, cronômetro, bomba.




ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA

CNPJ 03.180.993/0001 – 19

ANO: 2013
  • PROJETO RÁDIO ESCOLA: Possibilitando uma aprendizagem através da mídia.

Coordenação: Isabela Santos de Oliveira
Direção: Eliene Santos de Oliveira


JUSTIFICATIVA:
Cada dia os meios de comunicação se incorporam, indistintamente, ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Nessa perspectiva, a Escola João Francisco Pereira promove a interação com uma radio escola no ambiente educacional.
Podemos afirmar que mudanças já estão acontecendo, de um lado, a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - refletindo, até certo ponto, o pensamento de grandes pensadores nacionais - declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informação e, consequentemente, estejam bem preparadas para atuarem de forma mais responsável com a vida em sociedade. De outro, o Ministério da Educação reconhece o surgimento de um novo campo - o da Educomunicação - e o de um novo profissional - o Educomunicador - que atua na formação de ecossistemas comunicacionais, promotores do bom uso das mídias.
Uma escola cidadã sabe, por consequência, que educação resulta de investimento permanente e transformação na formação do ser humano. Reconhece, por conseguinte, que os resultados esperados não são imediatos, afinal, A escola, em seu papel de caráter social e socializador, como espaço de construção individual e de interação, possibilitam o aprender na diversidade, de forma intra e interpessoal. Para aprender a ser a fazer e conviver em sociedade.
Portanto a implantação do Rádio Escola ajudará na organização do horário escolar, um ambiente com música, mensagens e recados com o envolvimento dos educandos.

OBJETIVOS:
·         Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs;
·         Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar;
·         Investir na formação de repórteres mirins (alunos do Ensino Fundamental I e II) para que consiga comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
·         Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
·         Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
·         Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
METODOLOGIA:
A programação será organizada de forma criativa com parceiro da escola, secretária, diretora, coordenadora, professores e alunos. Sendo que será feito um cronograma de participação na programação.

 ESTRATÉGIAS
O projeto deverá se desenvolver da seguinte forma:
  • ·         Troca de professores das salas através de musica;
    ·         Intervalos musicalizados;
    ·         Recados e mensagens no intervalo;
    ·         Responsabilizar uma turma para cada dia preparar as mensagens e recados com a orientação dos padrinhos;
    ·         Leitura de textos reflexivos e literários;
    ·         A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.
    ·         Os alunos poderão solicitar músicas desde que não seja profana.
    ·         Noticiar eventos da comunidade como: Bingos, Cultos, Missas etc.
    ·         Controlar o volume no Horário de aula.
 DESENVOLVIMENTO

  A partir do mês de Setembro de 2013 até o tempo indeterminado.

CLIENTELA

  Atendimento aos estudantes da escola ensino fundamental I e II.

RECURSOS
  • ·         Computador;
    ·         Textos;
    ·         Caixa amplificada;
    ·         Livros literários;
    ·         Noticias;
    ·         Música;

AVALIAÇÃO

     Será através do desenvolvimento de cada dia.

ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA
CNPJ 03.180.993/0001 – 19


ANO: 2013

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
TEMA: Consciência Negra e a Escola: uma constante conquista.

OBJETIVOS:
·             Estabelecer relações entre o passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais a partir da história dos afrodescendentes no Brasil;
·         Estabelecer conexões entre os conteúdos estudados em todas as disciplinas e a vida cotidiana dos estudantes por meio de estudos da história local;
·         Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescedência;
·         Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, direitos, inclusão.

JUSTIFICATIVA:
A intenção de se estudar a história de africanos e de afrodescendentes está relacionada à profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus e outros.
Entendemos que a história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo à escola ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-lo como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente. 
Diante disso, a Escola João Francisco Pereira, é composta por alunos descendentes de negros e índios, há quem diga que a comunidade tinha descendentes de quilombolas, e faziam barreiras para se defender dos capitães do Mato, e daí surgiu o nome Barreira, sendo assim é de fundamental importância trabalhar a luta e conquista do povo afrodescendentes, mostrando para os alunos o quanto essa temática é importante para a sociedade tanto para a valorização quanto para respeito.

INDICAÇÕES:

 Filmes:
  • ·       Cobaias. 1997. 118 min. Alfe Woodard (Teorias científicas de superioridade racial)
  • ·       Kiriku. 1998. 71 mim. Michel Ocelot (Visão de uma aldeia africana- inspirado em contos africanos)
  • ·    Narciso, Rap. 2003. 15 min. Jéferson De (São Paulo – Conta a História de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica: o menino negra quer ser branco e rico, e o menino branco quer cantar rap como os negros).
  • · Sonho americano. 1996. 118 min. David Knoller (Várias histórias – sugerimos  para trabalhar  com os alunos do Fundamental a história do menino que desenhou Cristo negro).
  • ·  Tudo aos domingos. 1998. 05 min. George Tillman  (Tradições africanas na vida das pessoas)
  • · Um grito de liberdade. 1987. 157 min. Richard Attenborouge (Visão do Apartheid na Àfrica do Sul, Luta contra o racism)
  • ·  Uma Onda no ar. 2002. 92 min. Helvécio Ratton (Conta a história de Jorge, o idealizador de uma rádio na favela, e a luta, resistência cultural e política contra o racismo e a exclusão social em que a população da favela encontra uma importante arma: a comunicação.
  • · Vista minha pele. 2003. 50 min. Jolzito Araújo. Ceert (Discriminação racial na vida cotidiana de adolescentes).


Músicas

·         Canta BRASIL- Alcyr Pires Vermelho
·         Canto das três raças - Clara Nunes
·         Dia de graça- Candeia
·         Haiti- Caetano Veloso e Gilberto Gil
·         Kizomba, Festa de raça- Luiz  Carlos da Vila
·         Lavagem Cerebral- Gabriel,  o Pensador
·         Mão de limpeza- Gilberto Gil
·         Milagres do Povo- Caetano Veloso e Gilberto Gil
·         Pelo Telefone- Ernesto dos santos (Donga)
·         Retrato em claro e escuro- Racionais- MC´s
·         Sorriso Negro – Dona Ivone Lara

Literatura
  • A ovelha negra – Bernardo Aibê
  • Bruna e a Galinha dÀngola- Gercilga Almeida
  • Olhos da Cor da Noite – Leosino Miranda Araújo
  • Um céu  azul para Clemetina- Marcos Bagno
  • Contos Africanos para crianças brasileiras. Rogério Andrade Barbosa
  • O filho do vento- Rogério Andrade Barbosa
  • 13 de maio: porque comemorar- Alfredo Boulos Junior
  • Ana e Ana- Célia Godoy
  • As tranças de Bintou- Sylviane Diouf
  • Zumbi – A saga de Plamares- Alex Krisnas.
  • Samira não que ir a escola- Chistian Lamblin.
  • Os reizinhos do Gongo. Edimilson de Almeida Pereira
  • A cor da vida. Semiramis Paterno.
  • Na minha escola todo mundo é igual- Rossana Ramos

POEMAS DE  SOLANO TRINDADE

CONVERSA

- Eita negro!
quem foi que disse
que a gente não é gente?
quem foi esse demente,
se tem olhos não vê...

- Que foi que fizeste mano
pra tanto falar assim?
- Plantei os canaviais do nordeste

- E tu, mano, o que fizeste?
Eu plantei algodão
nos campos do sul
pros homens de sangue azul
que pagavam o meu trabalho
com surra de cipó-pau.

- Basta, mano,
pra eu não chorar,
E tu, Ana,
Conta-me tua vida,
Na senzala, no terreiro

- Eu...
cantei embolada,
pra sinhá dormir,
fiz tranças nela,
pra sinhá sair,
tomando cachaça,
servi de amor,
dancei no terreiro,
pra sinhozinho,
apanhei surras grandes,
sem mal eu fazer.

Eita! quanta coisa
tu tens pra contar...
não conta mais nada,
pra eu não chorar -

E tu, Manoel,
que andaste a fazer
- Eu sempre fui malandro
Ó tia Maria,
gostava de terreiro,
como ninguém,
subi para o morro,
fiz sambas bonitos,
conquistei as mulatas
bonitas de lá...

Eita negro!
- Quem foi que disse
que a gente não é gente?
Quem foi esse demente,
se tem olhos não vê.

Canta América

Não o canto de mentira e falsidade
que a ilusão ariana
cantou para o mundo
na conquista do ouro
nem o canto da supremacia dos derramadores de sangue
das utópicas novas ordens
de napoleônicas conquistas
mas o canto da liberdade dos povos
e do direito do trabalhador...

Sou Negro

Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh`alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gongôs e agogôs
Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor de engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu

Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Mesmo vovó
não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh`alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação

LIVROS
Menina bonita do laço de fita, Ana Maria Machado;
Bruna e a galinha d’angola, Gercilga de Almeida;
A menina e o tambor, Sonia Junqueira;
Para sempre em meu coração, Annette Aubrey;
O amigo do rei, Ruth Rocha;
O menino Neto, Sonia Rosa;
O menino marrom, Ziraldo;
Meus contos africanos, Seleção de Nelson Mandela.
Castro Alves: Navio Negreiro

MÚSICA
Eu vou tocar minha viola

OBRAS DE ARTE
Obra Sisters Artista:  Jaye Merryl
Obra: Velho Johnny, 2004. Óleo sobre tela. Artista:  Adams Alonzo
Obra: Music in my eyes . Artísta: Alix Beaujour
Obra: Victorian Lady - Artísta: Alix Beaujour
Obra: Dancers - Artísta: Alix Beaujour
                                                                                                                          
Referências:
Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Ètnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/historia-local-afro-descendentes-472191.shtml


ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA
CNPJ 03.180.993/0001 – 19

ANO: 2013


Gincana Estudantil
Tema: Estudante em ação.

Justificativa: A realização desta gincana buscar a interação dos alunos promovendo um momento de diversão e aprendizagem onde será comemorado de maneira conjunto uma data tão especial para os estudantes.
Objetivo: Promover a interação dos estudantes e a aprendizagem de maneira divertida.
AS EQUIPES:
      A gincana está aberta para participação de todos os alunos os alunos.
      1.2 – Cada equipe deverá ter uma cor;
1.3 – Cada equipe deve ter um nome que a identifique;
1.4 – Cada equipe deverá ter um grito de guerra;
1.5 – Cada equipe deverá ter um capitão;
DA INSCRIÇÃO
      Serão formadas três equipes.
      Para a formação das equipes será feito um sorteio;
      Deve ser entregue na direção o nome das equipes, o nome do capitão e a cor escolhida.
A divisão:
      6º ano e 7ª série
      6ª série e 3º ano A
      8ª série e 3º ano B
DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
      A Comissão Organizadora será composta pelos professores, direção, coordenação e pessoal de apoio. A Comissão Julgadora será composta por moradores da comunidade.
DA PREMIAÇÃO
      A equipe será premiada de acordo com sua pontuação, quem tiver mais pontos será o vencedor. A equipe vencedora ganhará uma viagem.
DAS PUNIÇÕES
      Fica terminantemente proibida palavras obscenas e atos que afetem a integridade física de cada um.
      A equipe que agredir fisicamente ou verbalmente a outra equipe, perderá 5 (cinco) pontos.
      A equipe que excluir o colega de qualquer atividade ou de participar a equipe perderá 15 pontos.
TAREFAS: Prova antecipada
Arrecadação de alimentos não perecíveis.
Essa prova será contada por quantidade de alimentos arrecadados ( cada alimento vale 10 pontos), a lista de alimentos a serem arrecadadas está em ao lado. Não deverá ter um só item com muita repetição como sal e fubá. Lembre-se que a cestas será doada às famílias carentes da sua comunidade.

Feijão
Arroz
Macarrão
Fubá
Óleo
Leite em pó
Margarina
Café
Açúcar
Farinhade mandioca
Vinagre
Lata de conserva
Biscoito

Apresentação cultural: a equipe fará uma apresentação sobre a cultura que existe na comunidade.
Lixeira criativa- Cada turma deverá criar uma lixeira com materiais reciclados e expor na sala.
Um jegue fantasiado de carnaval: a equipe deverá trazer um jegue caracterizado com o tema carnaval e apresentar, o jegue mais bonito irá ganhar a prova.
Criação de um mural ilustrativo: com uma frase criativa sobre a conservação do patrimônio escolar público, para ser apresentado no dia da gincana.
Documentário da Barreira: as equipes deverão criar um painel contando a história da comunidade da Barreira, sendo que nesse painel deve ter entrevista com moradores, ilustrações, documento se conseguir, fotos antigas.
Dramatização de uma música em inglês: a equipe vai escolher uma música em inglês para fazer uma dramatização.

     ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1391/94 D.OFICIAL: 25. 02. 94
POV. BARREIRA, S/N – BARROCAS – BA
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2013

REGULAMENTO 

I GINCANA ESTUDANTIL 2013
TEMA: Preservar o patrimônio público: A escolar é nossa casa.


I GINCANA ESTUDANTIL 2013
TEMA: Preservar o patrimônio público: A escolar é nossa casa.

OBJETIVO: Promover a integração e conscientização do aluno sobre importância da conservação do patrimônio público e assim fortalecer o espírito de cidadania.
TURMAS PARTICIPANTES: Todas as turmas do Ensino fundamental I e II
INSCRIÇÕES: cada turma deverá fazer sua inscrição com seus representantes de turma, onde o mesmo deverá fazer a inscrição oficial na direção nos dias 29 a 31 de julho.
DATA DE REALIZAÇÃO: .01 de agosto a 03 de dezembro  de 2013
PONTUAÇÃO: Instrumento avaliativo de 0,5 a 4,0 dividido entre as  disciplinas.
OBS. Os alunos “que não fizer sua inscrição receberá - 2 pontos” divididos entre as disciplinas.
Tarefas
      1-Tarefas de abertura: Criação de um mural ilustrativo com uma frase criativa sobre a conservação do patrimônio escolar público, para ser apresentado no dia da gincana.
      Total: 3 pontos
      2- Lixeira criativa- Cada turma deverá criar uma lixeira com materiais reciclados e expor na sala.
      Total: 2 pontos
      3-Conservação da sala de aula- todos os dias ao final das aulas uma fiscal de gincana irá fiscalizar a sala de aula, onde a pontuação acontecerá da seguinte maneira:
      .Sala limpa e organizada – 1 ponto
      .Sala suja, mas organizada- 0 ponto
      .sala suja e desorganizada-(-1 ponto)
      4-Conservação dos painéis, banheiros masculino e feminino, vidros e cadeiras e carteiras, onde a pontuação acontecerá da seguinte maneira:
        Banheiro limpo e organizado – 1 ponto
      . Banheiro sujo e organizado 0 ponto
      . Banheiro sujo e desorganizado-(-1 ponto)
OBS.: O banheiro sujo e desorganizado, sendo de meninas as mesmas perde ponto, sendo de meninos os mesmos perdem ponto, o aluno que não cumprir o item 4 e as demais tarefas ele perde ponto na nota final de premiação,

Atenção: A premiação será utilizada como instrumento de avaliação interdisciplinar para todas as disciplinas no 2º semestre.
      1º lugar- 8 pontos
      2º lugar- 7 pontos
      3º lugar- 6 pontos
      4º lugar- 5 pontos
      5º lugar- 4 pontos
      6º lugar- 3 pontos
      7º lugar- 2 pontos
      8º lugar- 1 ponto
ATENÇÃO: A nota final poderá ser diferenciada para cada aluno, pois deverão ser respeitados alguns critérios, o professor (a) responsável poderá avaliar participação, empenho, engajamento e comprometimento, ficando a critério do professor (a) a nota conveniente à participação do aluno, onde o mesmo poderá perder ou não ter nota caso não tenha participação e conservação do nosso patrimônio que é a nossa escola.
OBS.: A gincana será igual para todos, porém a classificação final será dividida de acordo o empenho de cada turma. 

ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
            Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2013 

PROJETO MAIS CULTURA NA ESCOLA
Eixos temáticos:
·         Cultura Afro - brasileira;
·         Tradição oral.
Objetivo geral:
Resgatar a cultura da comunidade local, valorizando a importância de ter uma cultura ativa e construtiva na comunidade, onde alunos e comunidade participem.
Justificativa:
A comunidade de Barreira local onde a Escola João Francisco Pereira está inserida é uma comunidade quilombola, onde os moradores são descendentes de negros são carentes e humildes e tem uma cultura muito rica em artesanatos, musicas danças entre outras. Ao pensar no projeto cultural pensamos nos eixos que tem haver com a cultura local, buscando resgatar as manifestações culturais que estão desativadas.
Sendo assim a comunidade é de pessoas descendentes de negros, e sabemos que a cultura afro-brasileira é muito rica, pois segundo o autor Pedroso (l999), que enfatiza melhor a importância de se conhecer as próprias raízes.
"Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade"
 Diante disso, esse projeto será de grande relevância para a valorização da cultura, já que os alunos que serão envolvidos conhecem e valorização a cultura de sua comunidade, sabe-se que resgatar uma cultura desativada é reviver a história de seus descendentes, por essa razão é preciso envolver a comunidade local, pois fizeram parte dessa história e conhecem como ninguém a importância de resgatar suas raízes e mostrar que a cultura afro-brasileira é rica em diversidades artísticas.
Portanto é muito importante resgatar a cultura local, por essa razão iremos envolver os alunos do Ensino Fundamental I e II, sendo que cada seguimento irá desenvolver um eixo escolhidos, para a escolha desses alunos iremos fazer um levantamento dos que querem participarem, além disso iremos contar com o apoio da comunidade local já que os mesmos crescem a fundo a sua cultura.

Metodologia
O que será desenvolvido:
Durante o período de seis meses os alunos do Ensino Fundamental II irão trabalhar com o eixo cultura afro-brasileiros, onde confeccionaram e montaram um bumba-meu-boi, juntamente com a ajudar de toda comunidade local.
Sendo que o ensino fundamental I irá desenvolver o eixo tradição oral que será através de cantiga de roda, sendo que irão pesquisar e cantar as músicas que são da comunidade e que tem história com a mesma.
Como será desenvolvido:
Será desenvolvido o bumba-meu-boi e cantiga de roda através de encontros organizados no espaço escolar e em possíveis encontros culturais na comunidade ou ate mesmo em outras comunidades.
Descrevendo como a comunidade irá participar:
A comunidade local será envolvida através dos parceiros que conhecem e fazem parte da cultura local, colegiado escolar, associação, Igrejas e espaços públicos em torno da instituição de ensino.
Qual a relação entre o projeto político pedagógico e o projeto proposto
A relação entre ambos é que o Projeto Político Pedagógico da escola visa a valorização da cultura local, buscando desenvolver projetos voltados para a qualidade de ensino, além de ter uma gestão democrática e participativa, por essa razão resolvemos resgata a cultura local para fazer melhor a articulação entre ambos.

PLANO DE TRABALHO DETALHADO
Estimativa de pessoas envolvidas:
Serão 336 pessoas, sendo 150 alunos, professores 16, familiares 150 pessoas, pessoas da comunidade 20, funcionários 4.

Resultado esperado
Com esse projeto queremos resgatar a cultura da comunidade local, pois é muito importante valorizar a historia demonstrando que é fundamental a comunidade ter uma cultura para ser passada de geração para geração, sendo que buscaremos conscientizar as pessoas sobre a importância desta cultura tão rica.

Cronograma:
O que
Meses
Reunião pra explicar o projeto para os envolvidos
Agosto
Ler a historia do bumba-meu-boi e cantiga de roda refletindo sobre a relação com os eixos e com a comunidade.
Setembro
Confeccionar o bumba-meu-boi
Organização das músicas da comunidade
Outubro
Escolha dos membros para participar
Novembro
Realizar ensaios na escola
Fazer apresentações culturais.
Dezembro

Realizações de apresentações culturais, na Escola e comunidade local podendo fazer apresentações em comunidade vizinhas.
Na organização do Projeto cultural promovendo uma Parceria para melhor desenvolvimento do mesmo.

 ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2013

REGULAMENTO 

PROJETO: SHOW DE TALENTOS NA ESCOLA
Justificativa:
O projeto show de talentos traz como proposta pedagógica a diversidade da manifestação cultural, dando oportunidade aos alunos da Escola João Francisco Pereira para que mostrem a produção artística cultural e coletiva permitindo a criação e a articulação da percepção, emoção e imaginação.
Por meio essa ferramenta pedagógica os alunos melhoram seus desenvolvimento demonstrando autenticidade. Este projeto será desenvolvido durante a IV unidade tendo culminância no final da unidade e servindo como suporte avaliativo, envolvendo as disciplinas de Educação Física, Inglês e Artes.
 Propomos com este projeto desenvolver nos alunos a cultura corporal de movimento, atividades artísticas, linguagens diversificadas, interpretação das músicas escolhidas e tradução da língua inglesa para a portuguesa, habilidades psicomotoras, comunicação oral e escrita, ornamentação do espaço, além da dança em especial com movimentos rítmicos.
O projeto justifica-se pela necessidade de um trabalho coletivo e multidisciplinar envolvendo os membros da Escola, buscando a valorização de talentos dentro da comunidade escolar.

 Objetivo geral:
·         Promover a interação e socialização no âmbito escolar, valorizando as habilidades artísticas e a cultura corporal dos sujeitos através da dança, do canto, do teatro, da poesia entre outros.

Metodologia:
·         Apresentação do Projeto;
·         Inscrição para o festival;
·         Confecção dos trajes de roupas;
·         Ornamentação do espaço;
·         Confecção dos trajes de roupas;
·   Criar diferentes formas de interpretação musicais através de leituras, debates, paródias, coreografias dentre outros;
·         Relatório final.

Procedimentos:
Será apresentado o projeto para todas as turmas do Ensino Fundamental II, no qual os alunos deverão escolher quais modalidades para fazerem a sua inscrição, dentre elas: Canto, apresentação teatral, desfile de modas, declamação de poesia, poema ou cordel, dublagem e imitação, desenhos, pinturas e artesanato, exposição instrumental e a dança, valorizando os ritmos da nossa região.
Após a seleção de músicas e ensaios os grupos apresentarão suas criatividades no festival Show de talentos. A comissão julgadora será composta pelas professoras das disciplinas de Educação Física, Arte e Inglês. Após a realização do evento, os alunos deverão descrever um relatório sobre o mesmo.

Recursos:

Físico: espaço para ensaios e apresentação do festival.
Materiais: aparelho de som, CDS, DVD, data show, folha de oficio com letra de música digitada, dicionário, caderno, caneta, piloto, lousa, bexiga, cartazes, pen drive, cartazes informativos

Avaliação:
Contará como avaliação quantitativa as produções, participação nas atividades, interpretações e qualitativa nas apresentações de coreografia, roupas e criatividade, relatório final.

Anexo:
Ficha de inscrição.
 

Escola João Francisco Pereira
Povoado de Barreira - Bahia
Ficha de Inscrição “Shows de Talentos”
Eu_____________________________________________________________
Aluna (o) do _____Série/Ano turno matutino participarei do show de talentos da Escola João Francisco Pereira nas seguintes modalidades:
(     ) Canto (Solo e Banda)                 (     ) Dublagem e Imitações
(     ) Desfile de Moda                          (     ) Desenho, Pintura e Exposição.
(     ) Apresentação Teatral                  (    ) Instrumental (Qualquer Instrumento)
(     ) Dança ( Individual ou Grupo)     (     ) Declamação (Poesia e Poema)
Outros________________________________________________________

 ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2014
PROJETO COPA DO MUNDO 2014
NOME DO PROJETO: A copa do mundo é nossa...
PÚBLICO- ALVO: Ensino Fundamental I.
DURAÇÃO: um mês.

INTRODUÇÃO:
A copa do mundo vai ser sediada no Brasil, é uma oportunidade não só para promover o futebol, mas também como meio de divulgar a nossa diversidade cultural. Por essa razão é fundamental trabalhar com essa temática como meio de valorizar os conhecimentos existentes no universo da copa do mundo e nas características culturais do nosso Brasil.

JUSTIFICATIVA:
A temática copa do mundo é uma grande oportunidade para enriquecer as aulas, tornando-as, mas interessantes para os alunos, já que o futebol e o seu universo trazem muitas curiosidades e entusiasmo. Sendo que esses eventos são excelentes para motivar e estimular conhecimentos e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvendo durante um mês visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas, buscar assim desenvolver e aprimorar o conhecimento sobre nosso país  e os demais participantes da copa do mundo. Pois o futebol faz parte da nossa cultura e vale lembrar que na copa do mundo são reunidos vários países sem discriminação de raça, religião, classe social, nacionalidade, sexo, etc..tendo em vista que o povo brasileiro é apaixonado por futebol e exerce influência nas crianças e jovens que esse será desenvolvido estimulado cada vez mais essa paixão.
OBJETIVOS:
·         Conhecer a história das copas;
·         Conhecer as várias etnias e culturas respeitando e valorizado casa uma;
·         Conhecer os países participantes da copa do mundo;
·         Reconhecer a importância do nosso país nas copas;
·         Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
·         Valorizar o respeito a diversidade cultural e social;
·         Identificar os países através das bandeiras e cores;
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
·         Produção de textos individuais e coletivos;
·         Leitura informativa;
·         Pesquisas em jornais, revistas, livros e internet;
·         Exposição de textos em murais e painéis;
·         Exposição de cartazes;
·         Hino brasileiro;
·         Hino nacional dos países participantes da copa;
·         Bandeira do Brasil;
·         Bandeira dos países participantes da copa;
·         Confecção de bandeiras dos países participantes da copa do mundo;
·         Musicas para a copa;
·         Músicas que trazem o tema futebol;
·         Propagandas sobre a copa;
·         História das copas;
·         Cruzadinha e caça-palavras;
·         Pesquisas sobre a copa;
·         Confecção de murais de noticias;
·         Pesquisa de curiosidades;
·         Organização de listas: países, jogadores, técnicos, juiz e demais participantes;
·         Textos jornalísticos;
·         Analise dos placares dos jogos;
·         Itens relacionados a copa do mundo mais vendidos no comércio;
·         Elaboração de gráficos sobre dados levantados nas pesquisas sobre a copa;
·         Pesquisas sobre o país que vai sediar a copa como: costumes, modo de vida, pontos turísticos, etc.
·         Utilizar mapas para localizar os países participantes;
·         Pesquisa sobre a prática do esporte futebol;
·         Pesquisa sobre a alimentação do atleta;
·         Dicas saudáveis para cuida do corpo e da mente.
CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS:
·         Atividades orais e escritas;
·         Jogos: quebra-cabeça, jogo da memória, dominó e Bingo;
·         Brincadeiras;
·         Músicas
·         Danças;
·         Coreografias;
·         Grito de guerra;
·         Pinturas, dobraduras e recortes;
·         Histórias com fantoches;
·         Trabalho com massa de modelar;
·         Painéis;
·         Poemas;
·         Roda de conversa;
·         Vídeos;
·         Palestras;
·         Teatro;
·         Produção textual;
·         Montar álbum de figuras sobre a copa;
·         Exploração de textos com diversos gêneros;
·         Palestras;
·         Teatro;
·         Criação de histórias;
·         Desenho livre sobre a copa;
·         Pesquisa dos uniformes dos participantes da copa do mundo;
·         Explicação de como se comportar para a execução do hino nacional;
·         Pesquisas sobre as regras dos jogadores a função de cada jogador;
·         Confecção de bandeiras dos países para arrumar a escola e sala de aula;
·         Exposição de trabalhos.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
·         Vídeos;
·         Aparelhos de TV, DVD, data show, caixa amplificada;
·         Radio e CD´s;
·         Sucatas;
·         Cartazes;
·         Papeis como: sulfite, cartolina, crepom, cartão;
·         Cola;
·         Lápis e cor;
·         Tesoura;
·         Giz de cera;
·         Massa de modelar;
·         Lousa;
·         Textos sobre a copa do mundo;
·         T.N.T;
·         Régua;
·         Tintas guache;
·         Mapas;
·         Globo terrestre;
·         Revistas;
·          Fotografias;
·         Filmes;
·         Gibi.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de maneira continua, mediante a observação do comportamento, oralidade, expressividade, participação e interação, considerando o processo de execução do projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O projeto é sujeito a flexibilidade, portanto pode se mudado ou acrescentando de acordo a realidade da turma.

 ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19

 ANO: 2014

TEMA: RESGATANDO AS RAÍZES...

O  FOLCLORE NA CONSTITUIÇÃO:

Segundo a Constituição Federal:

Art. 215: o estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestões culturais.

Art. 216: Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, à ação, à meria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem:
I as formas de expressão;
II os modos de criar, fazer e viver;
III as criações cienficas, artísticas e tecnogicas;
IV – as obras, objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às manifestões artístico-culturais;
V os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueogico, paleontogico, ecogico e científico.
Portanto as crenças, lendas, tradições e costumes são bens imateriais que compõem o patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se
assim de bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela ação cível pública (Lei 4.3/85)

JUSTIFICATIVA:

Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.

Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus pprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua Hisria.



OBJETIVOS GERAIS:

   Colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
   Levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de um país;
   Estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
   Incentivar o gosto pela leitura, canto, dança;
   Apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.

 PÚBLICO ALVO:

O projeto destina-se a alunos do Ensino Fundamental II.

METODOLOGIA:
As atividades do folclore serão desenvolvidas por etapas abordando temas relacionados a temática.

Etapa 01: conhecendo o folclore.
- Levar textos sobre o tema folclore e a sua diversidade, fazendo a interpretação do mesmo;
- Fazer uma pesquisa sobre o folclore.

Etapa 02: Conhecendo as lendas e mitos.
Entrevista com as pessoas mais velhas sobre as lendas e mitos que conhecem;
Pesquisar sobre as lendas e mitos do folclore brasileiro;
Produção de textos sobre as diferentes lendas e mitos do folclore brasileiro;
Concurso de desenhos sobre lendas e mitos brasileiros;
Pesquisa de algumas superstições e simpatias;
Analise de cada uma das superstições quanto ao contexto e características;
 Criar desenhos ilustrando as superstições;
Construção de mural com as lendas e superstições, bem com suas ilustrações;
Confecção de mascaras ou fantoches com as lendas.

Etapa 03: Advinhas
- Pesquisa de adivinhas com os parentes;
- Montagem de mural com adivinhas ilustradas;
- Competição de adivinhas selecionadas da pesquisa realizadas pelos alunos (trabalhar divisão de grupos, marcação de pontos e outros conteúdos implícitos nas adivinhas como tamanho, horário, etc.);
- Confecção de um livro com adivinhas;


Etapa 04: Trava-línguas
- Pesquisa de trava-línguas;
- Recital de trava- língua, para ver quem consegue fala mais trava-línguas.

Etapa 05: músicas folclóricas

- Levar para sala músicas folclóricas para os alunos interpretá-la, e fazer ilustrações.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Educação Artística.



DURAÇÃO DO PROJETO: uma semana.


 ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2014

Gincana estudantil 2014
Tema: Estudante em ação.
Justificativa
A realização desta gincana buscar a interação dos alunos promovendo um momento de diversão e aprendizagem onde será comemorado de maneira conjunto uma data tão especial para os estudantes.
Objetivo: Promover a interação dos estudantes.
1 - AS EQUIPES 
1.1 – A gincana está aberta para participação de todos os alunos os alunos.
1.2 – Cada equipe deverá ter uma cor;
1.3 – Cada equipe deve ter um nome que a identifique;
1.4 – Cada equipe deverá ter um grito de guerra;
1.5 – Cada equipe deverá ter um capitão;

2. DA INSCRIÇÃO
2.1 – Serão formadas três equipes.
2.2 – Para a formação das equipes será feito um sorteio;
A divisão ficou:
6º ano e 4º ano B
6ª série e 3º ano  
 7ª série e 4 ano A
8ª série e 5º ano
2.3 – Deve ser entregue na direção o nome das equipes e a cor escolhida.
3. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
A Comissão Organizadora será composta pelos professores, direção,coordenação e pessoal de apoio. A Comissão Julgadora será composta por moradores da comunidade.
4. DA PREMIAÇÃO
A equipe será premiada de acordo com sua pontuação, quem tiver mais pontos será o vencedor. A equipe vencedora ganhará uma viagem.
5 - DAS PUNIÇÕES
5.1 - Fica terminantemente proibida palavras obscenas e atos que afetem a integridade física de cada um.
5.2 - A equipe que agredir fisicamente ou verbalmente a outra equipe, perderá 5 (cinco) pontos.
5.3 – A equipe que excluir o colega de qualquer atividade ou de participar a equipe perderá 15 pontos.

 ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2014


PROJETO: PARADA DA LEITURA
OBJETIVOS:
·      Despertar o prazer da leitura;
·      Promover o desenvolvimento do vocabulário através do ato de ler;
·      Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·      Estimular o desejo de novas leituras;
·      Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens, despertando o interesse pela leitura e produções textuais nas diversas tipologias;
·      Incentivar a leitura no âmbito escolar;

 JUSTIFICATIVA:
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, pois as novas tecnologias como computadores, videogames, TV, internet, de certa forma afasta os nossos alunos da leitura,pois eles estão perdendo o interesse pelos os livros e isso tem influenciado nas atividades escolares.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de aprendizagem. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Sendo assim, no conselho de classe da I unidade discutimos as dificuldades encontradas nos alunos em todas as turmas, essa dificuldade foi leitura, interpretação de texto e produção textual, por essa razão resolvemos criar um plano de ação que é um projeto: parada da leitura que visa desenvolver atividades voltadas para o ato de ler já que é essencial para nossa vida, pois a leitura abre porta para o nosso futuro,além de ser uma viagem de imaginação.
Diante disso, esse projeto será desenvolvido durante todo ano letivo,sendo que toda semana a escola toda irá ler um livro na biblioteca e desenvolver atividades voltadas para os livros lido naquele dia, além disso, os alunos toda final de unidade irão fazer produções de textos, no final do projeto a comissão organizadora ira avaliar as produções textuais e vota nas melhores produções.

METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO.
·      Reunião com os professores para apresentar o projeto;
·      Reunião com os alunos para apresentar o projeto;
·      Iniciar o dia da parada da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente da seguinte forma: na primeira semana do mês será na sexta, na segunda na quarta; na terceira na terça; na quarta quinta;
·      Para o melhor desenvolvimento da parada de leitura será destinado um horário de aula para esse momento, onde os professores levaram para sala de aula livros, pegos na biblioteca da escola;
·      Após o momento de leitura os alunos farão o fixamento do livro, que ficara guardado no portfólio do aluno;
·      Além disso, os professores trabalharam com metodologias diversificadas através desses livros como: dramatizações, ilustrações; estudo em dicionários com palavras dos livros; estudo do autor; roda de leitura para discussão dos livros lidos; propagada do livro; recontar a história;troca de leituras;repórter da leitura;mural de textos; entre outras atividades;
·      No final de cada unidade os alunos irão produzir textos de acordo aos livros lidos durante a unidade;
·      A comissão organizadora avaliará as produções de textos dos alunos e as melhores serão selecionadas;
·      Os professores deverão trabalhar em sala as dificuldades encontradas em cada texto, aprimorando assim o conhecimento dos alunos;
·      No final do ano letivo a será realizado uma produção textual, as melhores ganharam uma viagem;

RECURSOS:
·      Portfólio;
·      Papel ofício;
·      Lápis;
·      Caneta;
·      Livros diversos;
·      Lápis de cor;
·      Hidrocor;

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Direção, coordenação, vice-direção, professores e secretários.

AVALIAÇÃO FINAL:
A avaliação será através das produções textuais dos alunos, as melhores irão ganhar uma viagem.

REFERÊNCIAS:
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo:
Cortez, 1980.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª


ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

ESCOLA JOÃO FRANCISCO PEREIRA
 Pov. Barreira, S/N – Barrocas – BA
Reconhecimento Portaria Nº 1391/94  D. oficial: 25. 02. 94
CNPJ 03.180.993/0001 – 19
 ANO: 2014


NATUREZA DO PROJETO: Intervenção
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ano.
NOME DO PROJETO: No mundo da leitura
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Tempo indeterminado
JUSTIFICATIVA: A partir do diagnóstico inicial aplicado aos alunos de 1º ano, na disciplina de Língua Portuguesa identificou-se que os educandos apresentam sérias dificuldades de leitura e escrita. Diante dessa realidade, faz-se necessário uma proposta de intervenção, pois se o quadro apresentado não for mudado poderá comprometer os educandos seriamente na aquisição das habilidades e competências do ano em que estão inseridos e posteriormente a sua vida escolar nos outros anos. 
OBJETIVO GERAL:
Assegurar o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do 1º ano, ano garantindo as habilidades e competências do ano em que estão inseridos.
METODOLOGIA:
O trabalho de leitura e escrita será desenvolvido através do caderno de leitura para o 1º ano, em que os alunos levarão previamente para casa textos de diferentes tipologias para serem lidos três ou quatro vezes por semana.
Os pais serão informados do projeto previamente.
Em sala de aula, o professor irá explorar os textos de diferentes formas, a saber:
- Leituras globais ou parciais;
- Leitura individual;
- Leitura coletiva;
- Leitura compartilhada;
- Reconhecimento, identificação de palavras e frases no texto.
- Ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
- Analise do texto quanto ao número de sílabas e de letras, quanto a letra inicial ou final,  das palavras etc;
- Copiar palavras do texto com uma, duas, três sílabas;
- Marcar no texto, nomes próprios, rimas, palavras no singular e no plural, etc.
- Remontagem do texto com fichas de frases ou palavras;
- Formação de frases com palavras do texto;
- Reescrita dos textos;
- Textos fatiados;
- Cruzadinhas com palavras do texto;
- Bingo com palavras do texto;
-  Interpretação dos textos

RECURSOS:
Cadernos, textos xerocados, cola, tesouras.

AVALIAÇÃO:




Será de forma processual, em todo o decorrer do projeto.


 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting