2ª Reunião de Pais e Mestres

sábado, 28 de abril de 2012 0 comentários


No dia 27 de abril de 2012, Escola João Francisco Pereira, Pov. de Barreiras, Barrocas – BA, ás 8:00 horas, foi realizada a 2ª reunião de Pais e Mestre, para abertura da II unidade em duas etapas:
- Na 1ª Etapa, foi desenvolvida a seguinte Pauta pela Diretora e a Coordenadora da escola: Acolhida; Apresentação da Palestra de Içami Tiba com o tema “Relação Pais e Filhos”; Apresentação dos Resultados da FADE e da I Unidade; Incentivo aos Pais na participação da vida escola de seus filhos (ficha de monitoramento dos estudos de casa); Solicitação de mais atenção dos Pais quanto ao uniforme da escola; Informações referentes aos Programas do FNDE, como: FUNDEB, PNAE, PDDE e Mais Educação (informou aos Pais sobre a inscrição da escola no Programa Mais Educação) e logo após lanche. Essa etapa teve duração de 2 horas.






- A 2ª Etapa, que teve inicio às 10h20min, ocorreu o Conselho de Classe por turma/série com os Professores e as Famílias dos estudantes, onde foram abordados os seguintes pontos: entrega de Boletins para os Pais analisarem e assinar; Conversas sobre o desempenho dos alunos durante a I unidade; Os Professores citaram algumas estratégias que esta sendo criadas e desenvolvidas na escola para melhorar a aprendizagem e desempenho dos alunos; Criação de novas estratégias junto com as famílias dos alunos para melhoramento dos estudos de casa e da escola. Depois foi aplicada a Pesquisa de Satisfação e Avaliação do Encontro de modo geral.








Apresentação do Projeto Campeonato Esportivo

quarta-feira, 25 de abril de 2012 0 comentários

A Professora de Educação Física Luciana Araujo, apresentou para os alunos do turno matutino o Projeto do Campeonato Esportivo e Interativo. Onde os alunos poderam começar a se escrever para participar.O objetivo desse projeto é promover a cultura corporal de movimento e a integração dos sujeitos através da prática esportiva. As equipes deverão ser formadas pelos alunos observando as modalidades e as categorias.

Modalidades:
Futsal – máximo de 10 alunos, sendo 5 titulares e 5 reservas.
Baleado – máximo de 20 alunos, 10 titulares e 10 reservas.

Da Inscrição:
No que se refere à inscrição, as equipes terão que fazer suas inscrições até uma semana antes do início do campeonato, devendo apresentar Carteira de Identidade e autorização dos pais ou responsável legal. Caso o aluno inscrito na primeira etapa desista ou não possa participar da próxima etapa, poderá ser substituído por outro que não esteja inscrito em nenhuma equipe e que disponha dos pré-requisitos estabelecidos por este instrumento. Nesse caso, a comissão organizadora julgará o caso.
Cada equipe escolherá um capitão, que representará a equipe junto à comissão organizadora dos jogos. Este se responsabilizará pela entrega das inscrições e autorizações, bem como pelas instruções e discussão do regulamento do campeonato com os demais atletas da equipe.
Do uniforme:
O uniforme deverá ser providenciado pela equipe. Não poderão jogar os alunos que estiverem descalços ou com sandálias. Se a equipe estiver com dificuldades de obter o uniforme ou os calçados, poderá procurar a comissão organizadora para tentar resolver o problema.
Da arbitragem:
É importante salientar que os juízes poderão ser pessoas da comunidade local, que conheçam a modalidade na qual vai atuar e que já tenha prestado este tipo de serviço, portanto sem a obrigação de ter uma formação específica na área.
Da premiação:
Acreditamos que todos são merecedores de premiação. Porém, se a escola não tiver recursos suficientes, serão premiados apenas os alunos que alcançarem 1º, 2º e 3º lugares.
Desenvolvimento das atividades
Embora o campeonato seja realizado para envolver toda a escola, algumas regras serão exigidas como pré-requisito para a inscrição dos participantes, como:
Ter freqüência regular, e ter no máximo 20 faltas em cada etapa do campeonato. As faltas justificadas através de atestado serão abonadas;
Não deve ter falta grave (violência e desrespeito aos colegas, professores e funcionários da escola);
Deverá ser participativo e comprometido com o material escolar e com a entrega dos trabalhos propostos;
Deverá estar na média em pelo menos 60% das disciplinas.
Será formada uma comissão pelos professores da escola para organizar o devido campeonato, tendo como coordenadores os professores de Educação Física da Unidade Escolar. Os demais professores apoiarão o projeto durante a execução do mesmo, colaborando nas mesas apuradoras, sendo juízes, acompanhando equipes, dentre outros.




Fundação do Grêmio Estudantil

0 comentários

No dia 25 de abril de 2012, às 8:00 horas, os estudantes da Escola João Francisco Pereira, reunidos em Assembleia Geral, sob a coordenação do Aluno Fabrício Bispo dos Santos, dão por abertos os trabalhos da Assembleia Geral dos estudantes e colocam em discussão a pauta única da Assembleia: a fundação da entidade representativa dos estudantes, o Grêmio Estudantil. Onde foi convidada a Coordenadora Pedagógica da Escola para explicar sobre o que é Grêmio Estudantil, Objetivo, Função e a importância da formação do mesmo na escola. 



Logo após aprovou-se o nome do Grêmio Para Todos e ficou decidido que, todo ano, as próximas Diretorias do Grêmio comemorarão este dia como data de fundação.  Aprovadas as questões mencionadas acima, passou-se à aprovação do Estatuto do Grêmio Estudantil que rege a entidade. A seguir, iniciou-se a discussão para a eleição da primeira Diretoria do Grêmio Estudantil, que será eleita na disputa de chapas em urna, ficando organizado o cronograma de datas. Por fim, declarou-se fundado o Grêmio Estudantil Para Todos, órgão representativo dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola João Francisco Pereira. 

Culminância do Projeto Barrocas: Revivendo Nossa História

domingo, 15 de abril de 2012 0 comentários


No dia 29 de março foi realizada a culminância do Projeto Barrocas: Revivendo Nossa Historia, projeto desenvolvido no período 19/03 a 29/03/12, no ensino fundamental I e II. O objetivo do projeto é homenagear o município de Barrocas no tocante aos seus 12 anos de emancipação política, conhecendo e valorizando sua história, suas memórias, seus avanços, suas conquistas, colaborando com a construção de sua identidade viabilizando o seu desenvolvimento constante.
As atividades foram realizadas de acordo a cada modalidade de ensino e disciplinas. No fundamental I, os professores trabalharam com sequência didática. No fundamental II, foi criado um cronograma por disciplinas com atividades referentes o projeto, onde cada professor desenvolveu de acordo com a sua área e modalidade.
A culminância do projeto foi realizada nos turnos matutino e vespertino com as seguintes atividades:
 - Matutino: entoação do Hino de Barrocas pela 8ª série; apresentação de um vídeo sobre Barrocas; apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto pela as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª; apresentação de cantigas e brincadeiras antigas com os alunos do fundamental II.  




















- Vespertino: realização de uma gincana educativa com tarefas envolvendo a história do município, temas referente ao projeto, com alunos do fundamental I, one foram formadas quatro equipes com os alunos dos 3º ano, 4º ano e 5º ano.  














 Com os alunos do Pré, 1º ano e 2º ano foi realizada uma atividade sobre o aniversário da cidade com: questionamentos sobre a idade da cidade, sobre os prefeitos e vereadores até os dias atuais. Os alunos cantaram os parabéns para Barrocas em redor do bolo, onde apagaram coletivamente a velinha de 12 anos.




 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting