VIAGEM DA GINCANA PARA O ZOOLÓGICO DE SALVADOR

segunda-feira, 30 de setembro de 2013 0 comentários



No dia 29 de setembro de 2013, os alunos do 6º ano e 7ª série da Escola João Francisco Pereira, fizeram uma viagem como prêmio da gincana do dia estudante, os mesmo tiveram a oportunidade de visitar o Parque Zôobotânico em Salvador – BA e a praia. O Zoo é uma opção de lazer e refúgio ecológico no centro de Salvador, reservado para atividades preservacionistas e educacionais com foco especial às espécies ameaçadas de extinção e pertencentes a fauna brasileira. De um total de 152 espécies que atualmente habitam o parque, 141 pertencem à fauna brasileira e 11 à fauna exótica silvestre. Atividades de preservação e reprodução das diferentes espécies animais são realizadas no Zoo, além de ações de conservação e enriquecimento do fragmento de Mata Atlântica, de paisagismo, de ambientação de recintos e, em especial, de educação ambiental.


 Podemos perceber quanto foi valioso para eles, conhecer a infraestrutura, o museu, o centro dos animais e a biblioteca do zoológico, pois ouvimos os alunos comentar que nunca tinha feito um passeio tão bom como aquele e puderam pela primeira vez algumas espécies que só então viam em livros didáticos e pela televisão. Na volta os estudantes ainda tiveram a oportunidade de passear pela praia, para muitos deles eram a sua primeira vez em uma praia.

Os mesmos foram acompanhados pela Coordenadora Isabela, Diretora Eliene, Professores e Funcionários. Sendo assim, é muito gratificante para equipe gestora proporcionar essas atividades educativas. Tivemos a colaboração e o apoio de algumas secretarias do nosso Município. 


Texto de Gildeverson (amigo da escola) e Crislaine (funcionaria da escola).

2ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DO ENSINO MÉDIO

0 comentários


Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro está em parceria com as escolas do campo em que recebe alunos. Diretor Denilto nucleou as reuniões de pais e mestres e na Escola João Francisco Pereira aconteceu a 2ª reunião de do ensino médio, onde foi informado as Normas Disciplinares do CEPPC, entre os pais dos alunos da comunidade de Barreira, Periquito e Coalhada que estudar na instituição. Dando assim oportunidade aos pais de participarem efetivamente na formação dos seus filhos.


PROJETO RÁDIO ESCOLA: POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÍDIA.

terça-feira, 24 de setembro de 2013 0 comentários

No dia dezessete de setembro de 2013, na Escola João Francisco Pereira, aconteceu à implantação da Rádio Escola, esse projeto é um sonho antigo da diretora Eliene, o mesmo tem como objetivo, promover uma comunicação no ambiente educacional através do uso das mídias. Pois sabemos que o Ministério da Educação reconhece o surgimento de um novo campo - o da Educomunicação - e o de um novo profissional - o Educomunicador - que atua na formação de ecossistemas comunicacionais.
         Sendo assim, a rádio, vai ao ar nos intervalos diários dos turnos matutino e vespertino e a estratégias do projeto deverá se desenvolver da seguinte forma:
·   Intervalos musicalizados;
·  Recados e mensagens no intervalo;
· Responsabilizar uma turma para cada dia preparar as mensagens e recados com a orientação dos padrinhos;
·  Leitura de textos reflexivos e literários;
·  A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.
· Os alunos poderão solicitar músicas desde que não seja profana.
· Noticiar eventos da comunidade como: Bingos, Cultos, Missas etc.

·Controlar o volume no Horário de aula.



TERCEIRA RODADA DO CAMPEONATO DA EJFP

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 0 comentários



Mais uma rodada do 2º Campeonato da Escola João Francisco Pereira aconteceu dia 19/09/2013, onde abertura da terceira rodada do campeonato foi apresentado um grupo de dança. Foram realizados jogos pelo turno Matutino. Segue os resultados dos jogos. 





CULMINÂNCIA DO PROJETO: “BRASIL DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO”

terça-feira, 17 de setembro de 2013 0 comentários



Durante o mês de setembro a Escola João Francisco Pereira, trabalhou o projeto com o tema: “Brasil de amor eterno seja símbolo” com atividades, mapas, poesias, construção do painel e parodias sobre a Independência do Brasil, sendo que essa semana foi feito a culminância do Projeto onde as turmas do ensino fundamental II realizaram apresentações sobre o tema trabalhado.





GINCANA SOBRE A PÁTRIA

0 comentários


No dia treze de setembro de dois mil e treze, aconteceu na Escola João Francisco Pereira, a 1º Gincana Estudantil 2013 no ensino fundamental I com tema: “A Pátria” teve o objetivo de buscar a interação dos alunos promovendo um momento de diversão e aprendizagem para todos na equipe.
A gincana teve a participação dos estudantes do ensino fundamental I, onde a comissão julgadora foi composta por estudante do ensino fundamental I, funcionários da escola e voluntário como: Jeane e Jussara. Sendo assim, a comissão organizadora foi composta pelos professores, direção, coordenação para desenvolver os regulamentos da gincana com seguintes provas: Ilustrar o hino nacional, perguntas de conhecimentos sobre o tema, soletrando sobre o tema, montar três quebra-cabeça sobre o tema e desenhar os símbolos nacionais.
As equipes foram divididas em 02 grupos: 3º ano A e 3º ano B que realizaram uma gincana estudantil. A equipe 3º ano B foi a vencedora a mesma ganhou doce.

A realização desta gincana buscou a interação dos alunos promoveu um momento de diversão e aprendizagem onde foi comemorada a independência do Brasil.

















BANDEIRA NACIONAL

segunda-feira, 16 de setembro de 2013 0 comentários


A professora Leocácia do 2° ano, realizou na sala, a montagem da Bandeira Nacional com seus alunos, pediu que os alunos formasse um círculo explicou como ia perceber o trabalho e distribuiu as formas geométricas, quadrado, circulo e retângulo, montou a bandeira com suas cores correspondendo, depois dividiu a turma em equipe para enrolar papel crepom verde enfeitara parte verde da bandeira de bolinhas os alunos fizeram com muito empenho, no final foi exposto na parede da sala.















OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA

domingo, 15 de setembro de 2013 0 comentários

 Na Escola João Francisco Pereira, os alunos do 5º ano junto com a professora Cirlene realizaram uma oficina sobre Bullying.

OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA
Objetivo da oficina foi de sensibilizar os alunos para a compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e numa reflexão dialógica, reconhecendo as diferenças faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying.
O bullying segundo a psicóloga Geane de Jesus Silva em publicação na Revista Mundo Jovem (2006) caracteriza-se por “brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repreensão: a escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos num verdadeiro inferno”.
Diante disso, percebe-se que as escolas necessitam desenvolver freqüentemente ações que contribuam para a sensibilização dos alunos em relação à prática do bullying ou qualquer tipo de violência.
Como sendo a escola um espaço onde a transformação acontece, faz-se necessário ações preventivas e de combate a tudo que denigre a imagem de alunos, professores e funcionários.
PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA.

1º Momento - Levantamento de dados acerca do que os alunos sabem sobre a palavra bullying.
Pesquisa no dicionário dos significados de: Violência e Paz.



DESENVOLVIMENTO



·         Coloca-se um pedaço de papel metro, que caiba uma crianças e pede que um dos alunos se deite sobre o papel, risca com um hidrocor, em seguida corta-o dando um formato de um corpo, solicita que os demais alunos escrevam nesse corpo palavras de coisas necessárias á sobrevivência humana.


·         Socialização (os alunos expõe suas opiniões acerca da dinâmica e do que foi escrito) o mediador interfere indagando. Há nesse corpo espaço para o bullying? Justificando em seguida o porquê de o corpo não precisar de bullying e outras opiniões se seguem...
2º MomentoExibição de vídeos



 Foi exibido vários vídeos com diferentes forma de bullying, seguida de socialização e exposição de comentários e depoimento de alunos que praticam, praticaram e/ou já sofrem bullying (os próprios alunos da classe ).

3º Momento – Exibição de vídeo sobre punição pra quem pratica o bullying

 Foi exibido um vídeo com depoimento de um promotor que esclarece as punições para determinadas ações consideradas bullying ou qualquer tipo de violência praticada por menores.

4º MomentoFechamento da oficina /Produção de cartaz
          


Foi distribuído entre os alunos uma flor confeccionada com papel sulfite , onde os alunos escreveram  frases que contribuíssem para o fim do bullying na sala de aula, além de sugestões de como não praticar agressões físicas e psicológicas com os colegas.

                       Nome do cartaz – Dizer não ao bullying é um ato de amor.


5º Momento – Produção Textual
Os alunos produziram um resumo de tudo que viram, ouviram e realizaram em classe, além de avaliarem a oficina.
AVALIAÇÃO
A oficina foi bastante proveitosa, muitos alunos sentiram-se à vontade pra expressar seus sentimentos e suas angústias acerta do tema proposto, embora muitos que estão acostumados à prática do bullying evitaram participar e fizeram alguns comentários tipo; “tudo isso aí é besteira”. Mesmo assim considero que houve progresso visivelmente nos dias que se sucederam as aulas.
         OBS: Esta oficina é bem mais extensa foi reduzida para adequar a turma.

Fonte: Referencia: Revista Mundo Jovem.Oficinas que constroem a paz.

Revista Mundo Jovem. Bullying: quando a escola não é um paraíso. Março de 2006. P.2 Desenvolvimento
Adaptação: Crislaine

GINCANA SOBRE A PÁTRIA

sábado, 14 de setembro de 2013 0 comentários


No dia dez de setembro de dois mil e treze, aconteceu na Escola João Francisco Pereira, a 1º Gincana Estudantil 2013 no ensino fundamental I com tema: “A Pátria” teve o objetivo de buscar a interação dos alunos promovendo um momento de diversão e aprendizagem para todos na equipe.
A gincana teve a participação dos estudantes do ensino fundamental I, onde a comissão julgadora foi composta por estudante do ensino fundamental II, funcionários da escola e voluntário como: Radilson, Liziane e Gildeverson. Sendo assim, a comissão organizadora foi composta pelos professores, direção, coordenação para desenvolver os regulamentos da gincana com seguintes provas: Ilustrar o hino nacional, perguntas de conhecimentos sobre o tema, soletrando sobre o tema, montar três quebra-cabeça sobre o tema e desenhar os símbolos nacionais.
As equipes foram divididas em 03 grupos: Pré-escola 01 e 4º ano, pré-escola 02 e 5º ano e 1º ano e 2º ano que realizaram uma gincana estudantil. A equipe pré-escola 02 e 5º ano foi a vencedora a mesma ganhou bombom.

A realização desta gincana buscou a interação dos alunos promoveu um momento de diversão e aprendizagem onde foi comemorada a independência do Brasil.











 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting