FORMAS GEOMÉTRICAS, COPA DO MUNDO E INFORMÁTICA

sexta-feira, 16 de maio de 2014



            Na Escola João Francisco Pereira, o Professor Marcos realizou uma pesquisa com os alunos do 4º Ano B, vespertino sobre o futebol já que esta com mais destaque devido a realização da Copa do Mundo no Brasil. Assim, a ideia principal é interrelacionar o assunto "Formas Geométricas", "Copa do Mundo" e "Informática". Essa metodologia, também foi discutida e ampliada através do projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transmitir) que será realizada durante toda a II Unidade.


          O principal palco de atuação do futebol é o campo. Como podemos observar na imagem abaixo, esse espaço é composto por algumas formas geométricas. Buscamos então relacionar o assunto de Matemática com o evento que irá acontecer no país, porém utilizando uma nova forma de "fazer" essas formas.


       Os alunos foram previamente apresentados as formas geométricas que seriam trabalhadas (com o auxílio do livro didático e atividade de fixação) antes de adentrar a sala de informática, para familiarização das formas. Logo após, com o auxílio do programa do Windows "PAINT" (Programa para edição de desenhos e imagens) foi solicitado aos alunos que fizessem o seu próprio campo de futebol, observando quais formas seriam utilizadas e posteriormente colorir o desenho.



          Essa é uma forma de desenvolver e interagir o aluno que ainda não tem como ter acesso às novas tecnologias. Isso é extremamente importante porque no mundo atual, esse é um conhecimento imprescindível para um bom relacionamento e inclusão social. A TI (Tecnologia da Informação) está se tornando um instrumento de intenso uso na sociedade, e vem se destacando cada vez mais na educação.


Objetivos principais:
- Identificar diferentes formas de figuras geométricas;
- Relacionar as formas geométricas presente num campo de futebol;
-Construir um campo de futebol a partir de figuras geométricas, com o auxílio do Paint;
- Desenvolver habilidades com a informática.

0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting