No dia 07 e 08 de maio de 2014, foi realizada a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil no 2º ano do Ensino Fundamental I, onde é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e
de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais
informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de
desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades
iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais
especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída
pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do
Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino,
matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do
ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e
a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades
federadas.
Adaptada por Crislaine
0 comentários:
Postar um comentário