A 1ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA FOI UM SUCESSO NA ESCOLA DO POV. DE BARREIRA

sábado, 23 de novembro de 2013




Nessa Sexta (22), aconteceu a 1ª Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, na Escola João Francisco Pereira do Povoado de Barreira.
O objetivo da Feira de Agricultura Familiar e Projeto Consciência Negra foi promover a importância de trabalhos com os educandos, como a historia da cultura africana e a agricultura familiar, pois a comunidade é composta por alunos descendentes de negros e índios. A equipe escolar buscou o desenvolvimento com a criatividade e a capacidade dos estudantes.

Pela turno da manhã, teve a palestra com o Sargento Sergio, onde o tema foi sobre as Drogas, onde despertou os estudantes. Depois aconteceu as visitas nos Stands, a turma do 6º Ano mostrou os Artesanato Local, a 6ª Serie mostrou os Chás Medicinais, onde o publico puderam degustar de vários tipos de chás.



A turma da 7ª Serie falou sobre a Historia da Comunidade, onde passaram um documentário com o morador da comunidade Henrique, já a turma da 8ª Serie mostrou um pouco da Historia da Consciência Negra, o Stand das turmas do 3º Ano A e B fizeram uma Oficina sobre frutas.







O publico presente ainda puderam fazer atendimentos com a enfermeira Juliana, os alunos puderam participar da contação de historia com os Agentes de Leitura e por fim teve as Apresentações Culturais com a turma do Programa Mais Educação e todas as turmas.











Pela manhã teve a presença da Secretaria de Educação Ana Clécia, a Coordenadora Geral Nereide, Coordenadora do Mais Educação Marta Bispo e o Locutor Carlos Oliveira.

No turno da tarde, aconteceu novamente a palestra com o Sargento Sergio, e depois aconteceu a visita aos Stands, as turmas do Ginásio se apresentaram também pelo turno da tarde, teve a Stand da turma do 5º Ano onde falaram sobre a Caatinga, já a turma do 4º Ano falou sobre a importância das frutas. As agentes de leitura também compareceram pela tarde fazendo a contação de historias, e o publico também pode desfrutar com Corte de Cabelo.







Para finalizar a Feira teve as apresentações culturais, onde todas as turmas se apresentaram. E o pessoal da comunidade puderam vender suas obras de artes.










A feira foi a culminância do Projeto Consciência Negra: uma constante conquista e a devolução do projeto CAT através da Feira de Agricultura Familiar, sendo esse um momento pertinente para conhecer a comunidade e tudo que a mesma tem a oferecer tanto aos moradores, alunos, e a equipe da escola. Com a realização desse evento podemos perceber quanto foi gratificante proporcionar esse momento de interação entre comunidade-escola, trazendo à tona a grande diversidade cultural da comunidade, pois podemos constatar isso durante o processo de preparação e conclusão desse evento.
Sendo que tivemos grandes e marcantes parceiras como dos policiais em especial ao Sargento Sergio e Roberto, que contribuíram muito com uma palestra que motivou todos os educandos além deles terem interagindo com o palestrante, cujo tema foi “armas e drogas”, além disso, contamos com o apoio da equipe escolar, dos Agentes de leitura, Enfermeira Juliana, o senhor Dé, e o amigo da escola Gildeverson Bispo que contribuiu e nos ajudou no andamento e excursão da feira.
Diante disso, não podemos deixar de agradecer a Secretaria de Educação Srª. Ana Clécia, Nereide Mota coordenadora geral do município, Marta Bispo coordenadora do Programa Mais Educação e a comunidade por sua presença neste evento importante para a nossa escola.
            Texto de Gildeverson Bispo (amigo da escola) e Crislaine (funcionaria da escola)


                    






















0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting