2ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA FOI UM SUCESSO.

domingo, 23 de novembro de 2014

No dia 21 de novembro de 2014, aconteceu a II Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, na Escola João Francisco Pereira, Povoado de Barreira. É um evento que estuda a história de um povo está relacionando às profundas relações que guardamos dos nossos antepassados. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas europeus e outros promovendo a importância de trabalhar com os educandos a história e a agricultura, onde busca a incentivar a pesquisas. 






Sendo assim, a abertura da feira foi à apresentação do Programa Mais Cultura, onde proporcionou um evento que resgata as raízes da comunidade local. Além disso, foi dividido em 7 stands com temas: Brincadeiras da comunidade e suas histórias: Pré Escola, 1º ano e 2º Ano; CAT: Historia ao longo dos anos e caatinga: 3º Ano, 4 º ano A e B e 5º ANO; Manifestações Culturais: 6º ano onde apresentou cantiga de roda, bumba meu boi, samba de roda, presépio, reisado e capoeira; História de Barrocas: 7º Ano que apresentou uma linha do tempo, jornal Geração Barrocas com os principais pontos da evolução do município de Barrocas com a chegada do trem, origem de Barrocas, política, primeiras casas e moradores; História da Comunidade: 7ª série mostrou primeiras casas, nascimento e pontos histórica de Barreira e também falou pouco de cada povoado de Genipapo, Brasileiro, Periquito; Personalidades da Nossa Terra 8ª Série, apresentou os personagens da comunidade com artesanato local; Agricultura da nossa terra : Mais Educação onde falou sobre a importância das frutas. 





Além disso, o público pôde degustar de vários tipos de frutas e comidas da agricultura. Desse modo, é preciso valorizar a nossa história e resgatá-la de maneira a nos conscientizar de que é preciso conservar nossas histórias e o meio onde vivemos, dessa forma é necessário resgatar a história desse povo e através da feira de agricultura familiar e consciência negra: resgatando a nossa história iremos mostrar um pouco da mesma.




Tivemos a presença do vice - prefeito Jailson (Tita de Roque), a Coordenadora Geral Nereide, Coordenadora do Mais Educação Marta Bispo,a Escola Municipal Jorge Luiz, a Escola do Alto da Porteira, Escola Municipal de Santa Rosa e a Creche Mãe Divina.




 

A Escola João Francisco Pereira agradece a todos que participou dessa Feira de Agricultura Familiar e o Projeto Consciência Negra, sendo um dos maiores evento da nossa escola, onde é muito gratificante esse desafio para todos da equipe gestoras da EJFP de funcionários, professores, alunos, coordenação e direção, sendo um projeto que tem como objetivo trazer um pouco da nossa cultura.









0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting