VIAGEM DOS ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA TRIBO INDÍGENA KIRIRI EM BANZAÊ.

domingo, 26 de julho de 2015

No dia 25 de julho de 2015, aconteceu uma viagem à cidade de Banzaê com os alunos do Programa Mais Educação e os jovens do Projeto Vida, onde teve como objetivo conhecer um pouco da história da tribo indígena Kiriri da aldeia em Banzaê.
Sendo assim, a cidade situa-se no nordeste da Bahia, compondo a região de Planejamento do Nordeste e a Região Administrativa de Cipó, como também a micro região homogênea de Ribeira do Pombal, possuindo uma área de 221 km². Sendo assim, na comunidade de Kiriri - Com uma população de 1.410 nativos, ocupam uma área de 12.362 hectares, onde apresentar características das principais raízes kiriri. A cidade tem vários pontos turísticos como a igreja, casas antigas, e uma representação de casa de índio antiga, uma mata preservada, além disso, os kiriri produzem artesanatos proporcionando a valorização, divulgação e a exposição dos trabalhos realizados pelos os indígenas na comunidade.

Os artesanatos produzidos são colares, pulseiras, brincos, palitos de cabelo, jatobá, chocalhos, cabaça, cachimbo da madeira do angico, arco e fechas, panelas de argila de barro, pote, longuinho; instrumentos musicais, cestas,caçuá, balaio onde são retirados na mata ecologicamente correto, sem prejuízos ao meio ambiente. Além disso,o vestuário indígena é de palha a (cocar, sutiã, saia, acessórios como bolsas).

Diante disso, podemos perceber quanto foi valioso para alunos, conhecer de perto a tribo indígena de Kariri, onde chamou a atenção dos estudantes que pararam para apreciar a forte expressão dos índios, povos que fazem parte da nossa rica herança cultural. Na volta os estudantes ainda tiveram a oportunidade de passar no Jorrinho.
                                   

Os mesmos foram acompanhados pela coordenadora, diretora, monitora e secretaria. Sendo assim, a equipe gestora proporcionar essas atividades educativas de cunho pedagógico. Tivemos a colaboração e o apoio de algumas secretarias do nosso Município dentre elas Secretaria de Educação e Secretaria de transporte. 






Fonte: http://www.indiosonline.net/um-pouco-da-historia-dos-kiriri-de-ribeira-do-pombal-na-bahia/
Adaptada por Crislaine



0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting