PROJETO OLHAR BRASIL

sábado, 19 de abril de 2014



A Escola João Francisco Pereira em parceria com a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde, realizou a triagem com os alunos do ensino fundamental I e II, com a faixa etária entre 07 e 14 anos, foi realizada pela coordenadora Isabela e a funcionária Magna, sendo um meio de medida da acuidade visual, uma das ações do Projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em educando.


                                 PROJETO OLHAR BRASIL
        O Projeto Olhar Brasil vai envolver os estudantes matriculados na Educação Básica, atendendo os alunos de Ensino Fundamental e os alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado. Também estão incluídos os alunos do Todos pela Alfabetização (Topa) e do Educação de Jovens e Adultos (EJA).
               O Olhar Brasil proporcionará assistência oftalmológica, fornecendo óculos nos casos de erro de refração e encaminhando, para serviços especializados, os casos de outras doenças da visão.
SINAIS E/OU SINTOMAS INDICADORES DE POSSÍVEIS PROBLEMAS VISUAIS QUE DEVEM SER OBSERVADOS:

   Lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler, desenhar, entre outros;
  Olho vermelho;
   Secreção;
  Purgação;
  Crostas nos cílios;
  Aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor;
  Aproxima-se muito da televisão ou aproxima muito o papel para ler;
   Necessita afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor;
  Inclinação de cabeça;
  Visão embaçada;
  Fotofobia - sensibilidade excessiva à luz;
   Dores de cabeça;
   Visão dupla;
   Desvio ocular (olho “vesgo”).

     A forma mais simples de diagnosticar a limitação da visão é medir a acuidade visual (grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos) com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza símbolos em forma de Letras ou apenas a E.



Triagem ocular
  É uma avaliação inicial que busca identificar, na população, a existência de distúrbios de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica. É realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais de Snellen. Esta avaliação pode ser realizada por qualquer pessoa desde que adequadamente qualificada.
Por que fazer em crianças?
  Para identificar distúrbios de refração que necessitem de uso de óculos, o que irá contribuir para promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas visuais e melhoria do processo ensino/aprendizagem, diminuindo a evasão escolar.
Procedimentos para a realização da técnica
  Preparo do local: deve ser calmo, bem iluminado e sem ofuscamento. A luz deve vir por trás ou dos lados da pessoa que vai ser submetida ao teste. Deve-se evitar que a luz incida diretamente sobre a Escala de Sinais de Snellen;
  A Escala de Sinais de Snellen deve ser colocada numa parede a uma distância de cinco metros da pessoa a ser examinada;
  O profissional responsável pela triagem deve fazer uma marca no piso com giz ou fita adesiva, colocando uma cadeira de forma que as pernas traseiras desta coincidam com a linha demarcada. Em casos de pessoas com deficiência física (cadeirante) o teste poderá ser realizado na própria cadeira de rodas.
  Deve-se verificar, ainda, se as linhas de optotipos correspondentes a 0,8 a 1,0 estão situadas ao nível dos olhos do examinado;

Aplicação da técnica:
  A pessoa que usar óculos para longe deve mantê-los durante o teste. Os optotipos podem ser mostrados com um objeto que aponte. Para apontar o símbolo a ser visto, o profissional deve colocar o objeto em posição vertical passando-o em cima e repousando abaixo do símbolo.
  Mover com segurança e ritmicamente o objeto de um símbolo para outro.
  O exame deve ser iniciado com os optotipos maiores, continuando a sequência de leitura  até onde a pessoa consiga enxergar sem dificuldade.
  O profissional deve mostrar pelo menos dois símbolos de cada linha. Se o examinado tiver alguma dificuldade numa determinada linha, mostrar um número maior de sinais da mesma linha.
  Caso a dificuldade continue, voltar à linha anterior.
  A acuidade visual registrada será o número decimal ao lado esquerdo da última linha em que a pessoa consiga enxergar mais da metade dos optotipos. Exemplo: numa linha com 6 optotipos, o examinado deverá enxergar no mínimo 4.
  Todos os alunos que não atingirem 0,7 devem ser retestados. Valerá o resultado em que a medida da acuidade visual foi maior. É muito comum, um erro significativo na primeira medida.
  Se a pessoa que estiver sendo examinada não conseguir identificar corretamente os optotipos maiores, ou seja, os optotipos da 1ª linha da escala de Snellen, deverá ser anotado Acuidade Visual (AV) como menor que 0,1 (<0,1).
Sinais e sintomas a serem observados durante a avaliação da acuidade visual:

  Lacrimejamento;
  Inclinação persistente de cabeça;
   Piscar contínuo dos olhos;
  Desvio Ocular (Olho “Vesgo”);
  Cefaleia (dor de cabeça);
   Testa franzida ou olhos semi-cerrados, entre outro.

Critérios para encaminhamento regular:
  Acuidade visual inferior ou igual a 0,7 em qualquer olho;
  Diferença de duas linhas ou mais entre a acuidade visual dos olhos;
  Estrabismo (olho torto);
  Paciente com mais de 40 anos de idade, com queixa de baixa acuidade visual para perto (ex: não consegue ler, não consegue enfiar linha na agulha);
   Paciente diabético;
  História de glaucoma na família;
   Outros sintomas oculares (prurido, lacrimejamento ocasional, cefaléia).
Este sinal ou sintoma deverá ser anotado como observação na ficha de resultado da triagem que estará em anexo.
CRITÉRIOS PARA ENCAMINHAMENTO AO OFTALMOLOGISTA
 Critério de encaminhamento prioritário
   Caso algum examinado no momento da triagem apresente ou relate algum dos problemas listados abaixo, deverá ter prioridade no encaminhamento ao oftalmologista, independente do resultado da avaliação da acuidade visual:
  Acuidade visual inferior a 0,1 em qualquer um dos olhos;
  Quadro agudo (olho vermelho, dor, secreção abundante, dentre outros sinais e sintomas);
  Trauma ocular recente;
Materiais necessários
   Escala de Sinais de Snellen;
   Objeto para apontar os optotipos (sugere-se     lápis, régua, entre outros);
   Giz;
   Cadeira (opcional);
   Fita métrica;
  Fita adesiva;
  Impresso para anotação dos resultados.
Fonte: portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015497.pdf‎

Adaptado por Crislaine


0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting