SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

quinta-feira, 7 de agosto de 2014


Na Escola João Francisco Pereira, a Professora Leocácia realizou uma aula de matemática com os alunos do 2º Ano, vespertino sobre o assunto Sistema de Numeração Decimal, onde foi muitas situações sugeridas dentro e fora da sala de aula acabarão impondo as crianças um nível de dificuldade, e a intervenção do professor é essencial para a superação de seus obstáculos.

Sendo assim, pensando nisto iniciei a aula com os questionamentos “O que vocês sabe sobre sistema de numeração decimal?” Uns falaram que era grupo de 10, outros que era dezena, quantidade e por fim disseram que era unidade.


Dividir a turma em quatro grupos e distribuir para cada equipe 1 ábaco e milho, onde surgiu algumas  perguntas: “O que é isso pró?” Eu expliquei que era ábaco e para que  que serve? É também expliquei para que servia e como utiliza-lo. Foi feita várias representações por partes dos alunos demostrando através do milho e do ábaco as unidades e dezenas com minhas intervenções. Alguns alunos dos grupos tiveram dificuldades em manusear o ábaco, mas logo os coleguinhas de grupos ajudava. Depois foi realizada a atividade no livro “A escola é nossa” nas páginas 104 a 107, onde os alunos fizeram agrupamentos de dez em dez, agrupando dezenas e unidade.  Além disso, a aula foi bastante satisfatória, onde os alunos fizeram as atividades com entusiasmos e atenção.  Palavra da professora Leocácia.











0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting