CANTINHO DE LEITURA

sexta-feira, 13 de setembro de 2013


O cantinho de leitura da turma do 2º ano da professora Leocácia da Escola João Francisco Pereira é direcionando aos alunos com objeto de proporcionar aos educandos oportunidades de conhecimentos, através da leitura que venha ajudar a ler compreender globalmente aos textos lidos, identificando o assunto principal é os gêneros textuais.
Vivemos em uma sociedade imensa em letras e imagens. A criança que ainda ler com dificuldade, não consegue estabelecer relação entre os sentidos do texto e o mundo a sua volta, encontra sérios impedimentos para tomar parte dos eventos sociais que envolva leitura.
Pensamos nisto que a professora criou a sacola da leitura, onde todas as segundas-feiras os alunos da turma recebe uma sacola contendo um livro para ler durante a semana e uma atividade com as seguintes perguntas:
·         Qual o nome do livro?
·         O nome do autor do livro.
·         Escreva a parte que mais lhe chamou atenção no livro.
·         Desenhe a capa do livro.
 Na sexta-feira devolver sacola onde cada um apresenta seu livro para os colegas dizendo o nome do livro e a parte que mais lhe chamou atenção depois que todos apresenta seu livro a professora escolhe um dos livros apresentados pelos estudantes, faz a leitura em voz alta, em seguida faz vários questionamentos e o estudo dos textos junto com eles, colocando questões no quadro para os alunos copiarem no caderno e responder baseado na leitura feita pela a professora.

Todos os dias os alunos quando termina as atividades de classe recorre ao cantinho de leitura para ler um livro. Nas quartas-feiras tem a roda de leitura, um aluno é escolhido para ler para os demais colegas. Além disso, a intenção da professora Leocácia é chamar atenção dos seus educando para a diversidade dos textos e para o contexto em que envolve o meio literário como poema, contos, fábulas, as tradições orais trava-línguas, adivinhas, brincadeiras, parlendas e canções.   Palavras da professora Leocácia.






0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting