OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA

domingo, 15 de setembro de 2013

 Na Escola João Francisco Pereira, os alunos do 5º ano junto com a professora Cirlene realizaram uma oficina sobre Bullying.

OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA
Objetivo da oficina foi de sensibilizar os alunos para a compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e numa reflexão dialógica, reconhecendo as diferenças faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying.
O bullying segundo a psicóloga Geane de Jesus Silva em publicação na Revista Mundo Jovem (2006) caracteriza-se por “brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repreensão: a escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos num verdadeiro inferno”.
Diante disso, percebe-se que as escolas necessitam desenvolver freqüentemente ações que contribuam para a sensibilização dos alunos em relação à prática do bullying ou qualquer tipo de violência.
Como sendo a escola um espaço onde a transformação acontece, faz-se necessário ações preventivas e de combate a tudo que denigre a imagem de alunos, professores e funcionários.
PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA.

1º Momento - Levantamento de dados acerca do que os alunos sabem sobre a palavra bullying.
Pesquisa no dicionário dos significados de: Violência e Paz.



DESENVOLVIMENTO



·         Coloca-se um pedaço de papel metro, que caiba uma crianças e pede que um dos alunos se deite sobre o papel, risca com um hidrocor, em seguida corta-o dando um formato de um corpo, solicita que os demais alunos escrevam nesse corpo palavras de coisas necessárias á sobrevivência humana.


·         Socialização (os alunos expõe suas opiniões acerca da dinâmica e do que foi escrito) o mediador interfere indagando. Há nesse corpo espaço para o bullying? Justificando em seguida o porquê de o corpo não precisar de bullying e outras opiniões se seguem...
2º MomentoExibição de vídeos



 Foi exibido vários vídeos com diferentes forma de bullying, seguida de socialização e exposição de comentários e depoimento de alunos que praticam, praticaram e/ou já sofrem bullying (os próprios alunos da classe ).

3º Momento – Exibição de vídeo sobre punição pra quem pratica o bullying

 Foi exibido um vídeo com depoimento de um promotor que esclarece as punições para determinadas ações consideradas bullying ou qualquer tipo de violência praticada por menores.

4º MomentoFechamento da oficina /Produção de cartaz
          


Foi distribuído entre os alunos uma flor confeccionada com papel sulfite , onde os alunos escreveram  frases que contribuíssem para o fim do bullying na sala de aula, além de sugestões de como não praticar agressões físicas e psicológicas com os colegas.

                       Nome do cartaz – Dizer não ao bullying é um ato de amor.


5º Momento – Produção Textual
Os alunos produziram um resumo de tudo que viram, ouviram e realizaram em classe, além de avaliarem a oficina.
AVALIAÇÃO
A oficina foi bastante proveitosa, muitos alunos sentiram-se à vontade pra expressar seus sentimentos e suas angústias acerta do tema proposto, embora muitos que estão acostumados à prática do bullying evitaram participar e fizeram alguns comentários tipo; “tudo isso aí é besteira”. Mesmo assim considero que houve progresso visivelmente nos dias que se sucederam as aulas.
         OBS: Esta oficina é bem mais extensa foi reduzida para adequar a turma.

Fonte: Referencia: Revista Mundo Jovem.Oficinas que constroem a paz.

Revista Mundo Jovem. Bullying: quando a escola não é um paraíso. Março de 2006. P.2 Desenvolvimento
Adaptação: Crislaine

0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting