GRÁFICO DOS ANIVERSARIANTES DO 2º ANO

sábado, 16 de agosto de 2014


Na Escola João Francisco Pereira, a Professora Leocácia realizou uma aula com gráficos dos aniversariantes do 2º Ano, vespertino sobre o assunto: calendário e os meses do ano.  Sendo assim, trabalhar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos é algo muito importante no dia a dia no nossa prática escolar.


Foi pensando assim que iniciei a aula a roda de conversa discutindo em que mês cada um faziam aniversario, onde uns sabia outros não,  cada mês citado foi registrando na lousa, onde foi criado um gráfico dos aniversariantes do 2º ano em um papel metro, cada mês foi identificado por uma cor diferente, em seguida colocado pedaço  de papel com todos as cores estabelecida no gráfico a disposição dos alunos cada um foi pegando um pedaço  de papel com a cor referente ao mês do seu aniversario , escrever seu nome e colar  no gráfico no mês   correspondente, depois de formando o gráfico voltou a roda de conversa para discutir os resultados do gráfico montado pela turma com seguintes questionamento.



Qual o mês ficou igual? Uma aluna respondeu os meses de agosto  e outubro todo os 2 teve três alunos, outro aluno falou mais os meses abril, maio, junho, julho e setembro, também empataram cada um com dois. Então eu tornei questionar em que mês teve mais aniversariante, todos responderam sem gaguejar agosto e outubro professora.

Quais os meses teve um aniversariante apenas eles disseram os meses de janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, logo tornei perguntar é igual o mês que não teve aniversariante eles responderam março. E que número pode representar esse mês um aluno respondeu 8 então eu tornei refazer a perguntar  os demais responderam a  professora  eu tornei questionar quantos quadrinhos  foram colocados no gráfico, mesmos foram contar um por um quadrinhos e falaram 20 pró.
Depois dos questionamentos feitos sobre o gráfico, foi realizada a atividade do calendário no livro didático “A escola é nossa” nas páginas 126 a 129, explorando um calendário.
A atividade foi bastante rica para eles perceber os meses dos ano, onde não tiveram dificuldade na leitura dos meses e também na contagens de cada mês. Além disso, aula ter sido bastante interessantes ainda teve alguns alunos que ficaram dispersos em alguns momentos, não prestando atenção na aula. Palavra da professora Leocácia.



2 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Adorei, vou fazer com minha turma, parabéns!

  1. Laercio disse...:

    Muito bom, parabéns professora!!!

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting