5ª- EDIÇÃO, DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

sexta-feira, 30 de setembro de 2016




No dia 12 setembro de 2016, aconteceu na Escola João Francisco Pereira participou da 5ª- edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro continua valorizando a interação de crianças e jovens com seu território, e promovendo concursos de textos cujo tema é “O lugar onde vivo”. Sendo assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. Além disso, teve a categorias:
Categorias
Anos Escolares
Poema
5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Memorias literárias
7º e 8º anos do Ensino Fundamental
Crônica
9º anos do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio
Artigo de Opinião
2º e 3º anos do Ensino Médio

Sendo trabalhado um período com os educadores observam a chamada sequência didática proposta pelo programa, que os auxilia a organizar e conduzir o trabalho com os alunos. Entre as atividades estão leituras para aprofundar o conhecimento sobre o gênero que os alunos vão trabalhar, pesquisas junto à comunidade, dinâmicas e execuções de produção de textos. Os conteúdos foram criados para ser incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.  Nesta edição, os professores inscritos na Olimpíada língua  portuguesa receberam a Coleção da Olimpíada, composta pelos cadernos do professor, que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita nos quatro gêneros textuais propostos (poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião). 


Nesse processo, as estratégias para se trabalhar o conteúdo dos gêneros textuais são incrementadas pelas oficinas com os educadores, deles com os alunos em sala e, depois, com os encontros regionais, estaduais e nacionais, numa troca constante de experiência e de aprendizado, em que todos se beneficiam. Além disso, considerar um triângulo didático: o professor numa ponta, o aluno na outra e com  o objeto do conhecimento.


A Escola João Francisco Pereira selecionada a participar da etapa estadual das Olimpíadas de Língua Portuguesa  com  titulo do texto: “Aqueles tempos...” na categorias: Memórias Literárias , escrito pela aluna 8º ano Alana da Silva Souza, sendo auxiliada pela professora  língua portuguesa Elizângela dos Santos Queiroz.  

















0 comentários:

Postar um comentário

 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting