OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA

domingo, 15 de setembro de 2013 0 comentários

 Na Escola João Francisco Pereira, os alunos do 5º ano junto com a professora Cirlene realizaram uma oficina sobre Bullying.

OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA
Objetivo da oficina foi de sensibilizar os alunos para a compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e numa reflexão dialógica, reconhecendo as diferenças faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying.
O bullying segundo a psicóloga Geane de Jesus Silva em publicação na Revista Mundo Jovem (2006) caracteriza-se por “brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repreensão: a escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos num verdadeiro inferno”.
Diante disso, percebe-se que as escolas necessitam desenvolver freqüentemente ações que contribuam para a sensibilização dos alunos em relação à prática do bullying ou qualquer tipo de violência.
Como sendo a escola um espaço onde a transformação acontece, faz-se necessário ações preventivas e de combate a tudo que denigre a imagem de alunos, professores e funcionários.
PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA.

1º Momento - Levantamento de dados acerca do que os alunos sabem sobre a palavra bullying.
Pesquisa no dicionário dos significados de: Violência e Paz.



DESENVOLVIMENTO



·         Coloca-se um pedaço de papel metro, que caiba uma crianças e pede que um dos alunos se deite sobre o papel, risca com um hidrocor, em seguida corta-o dando um formato de um corpo, solicita que os demais alunos escrevam nesse corpo palavras de coisas necessárias á sobrevivência humana.


·         Socialização (os alunos expõe suas opiniões acerca da dinâmica e do que foi escrito) o mediador interfere indagando. Há nesse corpo espaço para o bullying? Justificando em seguida o porquê de o corpo não precisar de bullying e outras opiniões se seguem...
2º MomentoExibição de vídeos



 Foi exibido vários vídeos com diferentes forma de bullying, seguida de socialização e exposição de comentários e depoimento de alunos que praticam, praticaram e/ou já sofrem bullying (os próprios alunos da classe ).

3º Momento – Exibição de vídeo sobre punição pra quem pratica o bullying

 Foi exibido um vídeo com depoimento de um promotor que esclarece as punições para determinadas ações consideradas bullying ou qualquer tipo de violência praticada por menores.

4º MomentoFechamento da oficina /Produção de cartaz
          


Foi distribuído entre os alunos uma flor confeccionada com papel sulfite , onde os alunos escreveram  frases que contribuíssem para o fim do bullying na sala de aula, além de sugestões de como não praticar agressões físicas e psicológicas com os colegas.

                       Nome do cartaz – Dizer não ao bullying é um ato de amor.


5º Momento – Produção Textual
Os alunos produziram um resumo de tudo que viram, ouviram e realizaram em classe, além de avaliarem a oficina.
AVALIAÇÃO
A oficina foi bastante proveitosa, muitos alunos sentiram-se à vontade pra expressar seus sentimentos e suas angústias acerta do tema proposto, embora muitos que estão acostumados à prática do bullying evitaram participar e fizeram alguns comentários tipo; “tudo isso aí é besteira”. Mesmo assim considero que houve progresso visivelmente nos dias que se sucederam as aulas.
         OBS: Esta oficina é bem mais extensa foi reduzida para adequar a turma.

Fonte: Referencia: Revista Mundo Jovem.Oficinas que constroem a paz.

Revista Mundo Jovem. Bullying: quando a escola não é um paraíso. Março de 2006. P.2 Desenvolvimento
Adaptação: Crislaine

GINCANA SOBRE A PÁTRIA

sábado, 14 de setembro de 2013 0 comentários


No dia dez de setembro de dois mil e treze, aconteceu na Escola João Francisco Pereira, a 1º Gincana Estudantil 2013 no ensino fundamental I com tema: “A Pátria” teve o objetivo de buscar a interação dos alunos promovendo um momento de diversão e aprendizagem para todos na equipe.
A gincana teve a participação dos estudantes do ensino fundamental I, onde a comissão julgadora foi composta por estudante do ensino fundamental II, funcionários da escola e voluntário como: Radilson, Liziane e Gildeverson. Sendo assim, a comissão organizadora foi composta pelos professores, direção, coordenação para desenvolver os regulamentos da gincana com seguintes provas: Ilustrar o hino nacional, perguntas de conhecimentos sobre o tema, soletrando sobre o tema, montar três quebra-cabeça sobre o tema e desenhar os símbolos nacionais.
As equipes foram divididas em 03 grupos: Pré-escola 01 e 4º ano, pré-escola 02 e 5º ano e 1º ano e 2º ano que realizaram uma gincana estudantil. A equipe pré-escola 02 e 5º ano foi a vencedora a mesma ganhou bombom.

A realização desta gincana buscou a interação dos alunos promoveu um momento de diversão e aprendizagem onde foi comemorada a independência do Brasil.











VISTA AO CINEMA

sexta-feira, 13 de setembro de 2013 0 comentários


No dia nove de setembro de dois mil e treze, os alunos do 9º/8ª ano/série do Ensino Fundamental II da Escola João Francisco Pereira, foram à Feira de Santana- BA no shopping Boulevard, participar de uma sessão de filme no cinema junto com a professora Luciana, coordenadora e funcionário da escola.  O filme Foi: “Instrumentos Mortais. Um canto, com envolvimento lendas, mitos, ação, suspense e romance”.  O passeio teve cunho pedagógico, pois a professora da disciplina de Artes havia explorando o tema cinema buscando entender a origem do cinema, sendo um dos meios de comunicação mais importante tendo o objetivo de diverte o público.

Sendo assim, o intuito de proporcionar este passeio aos alunos da Escola João Francisco Pereira, contextualiza a teoria e prática das aulas de Arte, afinal cinema é arte, é cultura é lazer.


Agradecemos a oportunidade que foi nos concedido pela Secretaria de Educação, onde e visto que, viagens de campo faz parte da aprendizagem dos nossos alunos.   Palavras da Professora Luciana.













ESCULTURA DE SABÃO

0 comentários

A professora Luciana, trabalhou o tema “Escultura” com os alunos do 8º/7ª ano/série na disciplina de artes mostrando que a escultura é uma arte em três dimensões (largura, altura e profundidade). Podendo utilizar diversões materiais com metal, argila, mármore ou madeira, seguindo algumas etapas para realizar sua criação, que começa pelo esboço no papel ou maquete, estrutura ou esqueleto do objeto e a finalização que pode ser a modelagem. 

No segundo momento da aula, foram feitas as “esculturas no sabão”.

Os alunos levaram o material solicitado pela professora, pedra de sabão de côco, colher, jornais velhos, faca sem ponta, papel toalha ou toalhinha e palito de churrasco. A professora apresentou um vídeo mostrando passo a passo o processo de entalhe de esculpir e de modelar. Em seguida os alunos junto com as orientações da professora Luciana criaram suas esculturas no sabão, onde foi uma atividade bastante interessante, embora alguns alunos encontraram algumas dificuldade em deixar a sua figura de forma desejada.

Os alunos que não tiveram toda aquela paciência e delicadeza ao produzir sua arte, irão fazer uma nova tentativa e uma auto - avaliação da aula- prática.


Após a realização desse trabalho todos os alunos irão fazer uma pesquisa sobre os grandes escultores: Alaijadinho, Michelangelo, Auguste Radin, Victor Brecheret, Leonardo da Venci para apresentar na próxima aula, valendo nota.  Palavras da professora Luciana.




CANTINHO DE LEITURA

0 comentários


O cantinho de leitura da turma do 2º ano da professora Leocácia da Escola João Francisco Pereira é direcionando aos alunos com objeto de proporcionar aos educandos oportunidades de conhecimentos, através da leitura que venha ajudar a ler compreender globalmente aos textos lidos, identificando o assunto principal é os gêneros textuais.
Vivemos em uma sociedade imensa em letras e imagens. A criança que ainda ler com dificuldade, não consegue estabelecer relação entre os sentidos do texto e o mundo a sua volta, encontra sérios impedimentos para tomar parte dos eventos sociais que envolva leitura.
Pensamos nisto que a professora criou a sacola da leitura, onde todas as segundas-feiras os alunos da turma recebe uma sacola contendo um livro para ler durante a semana e uma atividade com as seguintes perguntas:
·         Qual o nome do livro?
·         O nome do autor do livro.
·         Escreva a parte que mais lhe chamou atenção no livro.
·         Desenhe a capa do livro.
 Na sexta-feira devolver sacola onde cada um apresenta seu livro para os colegas dizendo o nome do livro e a parte que mais lhe chamou atenção depois que todos apresenta seu livro a professora escolhe um dos livros apresentados pelos estudantes, faz a leitura em voz alta, em seguida faz vários questionamentos e o estudo dos textos junto com eles, colocando questões no quadro para os alunos copiarem no caderno e responder baseado na leitura feita pela a professora.

Todos os dias os alunos quando termina as atividades de classe recorre ao cantinho de leitura para ler um livro. Nas quartas-feiras tem a roda de leitura, um aluno é escolhido para ler para os demais colegas. Além disso, a intenção da professora Leocácia é chamar atenção dos seus educando para a diversidade dos textos e para o contexto em que envolve o meio literário como poema, contos, fábulas, as tradições orais trava-línguas, adivinhas, brincadeiras, parlendas e canções.   Palavras da professora Leocácia.






DESFILE CÍVICO

quinta-feira, 12 de setembro de 2013 0 comentários





A Escola João Francisco Pereira participou do dia sete de setembro de dois mil treze, o do desfile cívico com seguinte tema “Brasil de amor eterno seja símbolo”, para comemora a Independência do Brasil, sendo que a escola ficou apresentou danças brasileiras onde os alunos se preparam para desfila nas ruas de Barrocas, para demostra os ritmos brasileiras de danças de cada estado, a danças trazem uma grande diversidade, por essa razão teve oito estilos de danças que são representado nos estados brasileiros, sendo axé/pagode, arrocha, carimbó, frevo, forró, lambada, samba e sertanejo/cautry.




A dança uma cultura corporal de movimento em que expressa sentimentos, emoções e valores embutido de várias etnias, pensamos em demonstrar alguns movimentos básicos de cada povo brasileiro que faz parte da nossa nação.






A organização da coordenadora Isabela, diretora Eliene, dos professores Ana Hilda, Elizângela, Genalda, José Anaclécio, Josete, Luciana e Maria Idalina e os funcionárias Crislaine e Magna.





SEMANA DA PÁTRIA

0 comentários


Na semana da pátria foi trabalhando na Escola João Francisco Pereira, atividades e textos sobre a independência do Brasil e o hino nacional cantando pelos alunos, onde também teve a organização do desfile cívico que acontecerá no sábado no dia 07 de setembro de 2013, os alunos teve o empenho de participar do desfile para fazer uma pequena demonstração sobre as danças brasileiras nas ruas de Barrocas. Sendo que a realização do desfile teve a organização da direção, coordenadora, professores para construção de projetos para selecionar as coreografia das danças.  



 
:: - E.J.F.P - :: Escola João Francisco Pereira © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting